quinta-feira, 29 de abril de 2010

A importância da dança para o deficiente visual


A Sociedade de Assistência aos Cegos, mantenedora do Instituo Hélio Góes promove há 67 anos a inclusão do Deficiente Visual no âmbito educacional e social. A dança, atividade proporcionada a todos os alunos, vem agregando valores que contribuem para o resgate e promoção do bem estar social, elevação da auto estima e autonomia do deficiente visual. Vários estilos de dança são trabalhados ao longo do ano letivo em nossa Instituição, dentre eles citamos: Tango, Xote, Sapateado, Funk, Bolero, Hip Hop e outros.
Nas linhas abaixo vocês irão ler o depoimento da professora responsável pela dança.

“A dança é uma bela forma de expressão corporal, faz com que aperfeiçoamos a nossa coordenação motora. Ela é fundamental para o ser humano, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável. Dançar é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o próprio corpo sendo o transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade.
O sonho se torna realidade...
A atividade de dança desenvolvida com o grupo de alunos com deficiência visual do Instituto Hélio Góes, é uma grande conquista para os mesmo e para mim como profissional, pois o grupo SAC Danças é formado por crianças e adolescentes que gostam de dançar, participar e principalmente mostrar a sua grande capacidade com muita alegria. Neste grupo de alunos que amam dançar, é desenvolvido nos ensaios um momento de reflexão, lazer e descontração com o objetivo de ensinar o senso da responsabilidade, o respeito, a pontualidade, a coordenação motora, orientação espacial, o ritmo, a execução de coreografias, a perseverança, a potencialidade, a amizade e a auto confiança, e que depois de muita dedicação, ou seja, ensaios, eles possam apresentar o resultado de todo um trabalho feito em equipe.
Acredito que todos os grupos de dança com alunos que tenham deficiência visual trabalham esses objetivos e assim como eu, o educador sente-se muito feliz e realizado.”
(Sandra Tavares/Professora de dança do Instituto Hélio Góes)

4 comentários:

  1. Parabéns Professora Sandra pelo seu belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tantas barreiras vencidas e desafios superados.
    O que nós e a professora Sandra fazemos lá no auditorio só quem sabe é quem passa ai Dançar é besta,besteira,não dançar é bom as vezes chegamos com problema e ao começar a dançar deixamos o roblema lá fora por que dançar é uma verdadeira arte...
    EM NOME DE TODOS OS ALUNOS DO GRUPO DE DANÇA(SAC-DANÇAS)

    ResponderExcluir
  4. e muito legal o q essas pessoas fazem

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com