segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto: Composição Criadora

SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
PROJETO COMPOSIÇÃO CRIADORA – PRÊMIO: SAC ARTE
APOIO CULTURAL: ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS – ALASAC

Com o objetivo de disseminar a cultura através dos diversos tipos de artes e de descobrir novos talentos, a Sociedade de Assitência aos Cegos juntamente com a Biblioteca Braille Josélia Almeida inicia no próximo dia 30 de abril as inscrições para o projeto: Composição Criadora

REGULAMENTO:

1-O Prêmio Composição Criadora" SAC ARTE" é destinado aos diversos artistas e talentos que fazem parte da Sociedade de Assistência aos Cegos e tem o patrocínio Cultural da Biblioteca Braille Josélia Almeida e da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos - ALASAC;

2-Poderão participar do concurso todos os funcionários da SAC, alunos doInstituto Hélio Góes, Membros da ALASAC, Médicos, Voluntários, Conselheiros, Diretores e Assistidos.

3-As Inscrições deverão ser feitas através de uma ficha de inscrição que serádistribuída em todos os setores da SAC. Terão início em 30/04/2010 e se encerrarão em 14/05/2010. As Fichas deverão ser entregues na BibliotecaBraille Josélia Almeida;

4-Todos os trabalhos deverão ser entregues na Biblioteca Braille JoséliaAlmeida, até o dia 05 de Junho de 2010;

OBSERVAÇÕES:

- As performances musicais deverão ser entregues através degravações identificadas em CD;

-Os participantes da categoria ARTES CÊNICAS deverão entregar seustrabalhos em DVD com a gravação de suas performances.

5-Uma comissão julgadora formada por pessoas da Arte e da Cultura doEstado do Ceará, avaliará os trabalhos e selecionará os três melhores decada categoria, que receberão diplomas e medalhas no dia 22/06/2010.

CATEGORIAS

Os candidatos poderão escolher a categoria.

TEXTO TIPO NARRATIVO - Textos, literários ou não, que apresentam histórias reais ou fictícias.

-FÁBULA: fábulas pertencem ao grupo de histórias criadas pela tradição oral. As fábulas são histórias curtas, geralmente utilizam o diálogo entre os personagens. Os personagens geralmente são animais. Toda fábula tem uma moral.

-CONTO: os contos tradicionais, ou populares, são antigos gêneros literários orais, de origem popular. Eles não têm autores, pois surgiram de pessoas comuns e foram contados e recontados muitas vezes por pessoas diversas, em lugares e épocas diferentes. Assim passaram de geração, sempre sofrendo variações que dependiam da linguagem própria de cada época.

-BIOGRAFIA: a biografia pretende refazer o trajeto de vida de um indivíduo, quase sempre célebre, famoso ou que tenha se destacado em sua época por alguma razão especial. Este gênero nos oferece a oportunidade de observar mais profundamente a personalidade da pessoa biografada e descobrir algumas ou muitas das características que determinam suas contribuições e realizações.

-CARTA: a carta estabelece uma ligação direta e pessoal entre o leitor e o escritor. É um dos gêneros literários mais antigos. É uma forma de comunicação manuscrita ou impressa, dirigida a uma ou mais pessoas.

-BILHETE: o bilhete é uma espécie de carta simplificada, uma mensagem curta e objetiva. Os bilhetes são muito comuns em todas as circunstâncias. Um bilhete é utilizado normalmente para a comunicação entre se encontram relativamente próximas. Sendo assim, não é necessário utilizar os serviços dos correios e consequentemente dispensa o envelope.

-HISTÓRIA EM QUADRINHOS: a história em quadrinhos (HQ), como o nome já diz, é uma história desenhada em vários quadros pequenos. A HQ pode ser longa ou curta, mas como em toda narrativa, tem um enredo com princípio meio e fim. O desenho e o texto que, em grande parte, é a fala dos personagens são complementares, ou seja, um não faz sentido sem o outro.

-CRÔNICA: a crônica é um texto inspirado em acontecimentos reais do dia-a-dia, que é enriquecido pelo tom pessoal do autor, a linguagem é mesclada de seriedade, crítica e humor, simples, e espontânea. O cronista discorre sobre uma acontecimento, como se estivesse conversando com um amigo.

TEXTO TIPO POESIA- Textos que provocam uma resposta de caráter emocional.

-POEMA: o poema é considerado a semente de toda a literatura, ou seja, tudo indica que a literatura começou em forma de poema, pois é o gênero mais antigo de se tem notícia. Estrutura do poema:
Verso: cada linha do poema.
Estrofe: cada bloco de versos.
Forma fixa: dependendo do número de estrofes, os poemas recebem nomes especiais. O soneto é a forma fixa mais conhecida, na língua portuguesa foi imortalizado por Camões. O soneto é um poema cuja forma consiste em dois quartetos e dois tercetos. Assim também, há outras composições: acalantos, acrósticos e ...
Métrica: o número de sílabas métricas de cada linha ou verso obedece a algumas regras. (junta-se a sílaba terminada em vogal com a sílaba começada em vogal, formando uma única sílaba métrica, as sílabas são contadas até a última sílaba tônica do verso)
Rima: recurso que consiste em usar palavras que terminam de forma semelhante, quase sempre no final dos versos

.-PROSA: a prosa é escrita em parágrafos, em oposição à poesia, que é escrita em versos, rimados ou não.

-POESIA: a matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática.
“A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia expressa o universo, e a história somente o detalhe”.

ARTES PLÁSTICAS

- Criatividade
-DESENHO
-PINTURA
-ESCULTURA COM ARGILA
-ESCULTURA COM MASSA DE MODELAR
-ESCULTURA COM PAPEL
-ESCULTURA COM MADEIRA

ARTES CÊNICAS

-TEATRO

-DANÇA

MÚSICA:

-MÚSICAS

Obs: Maiores informações procurar professora Andréia Barros no setor da Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com