quinta-feira, 15 de abril de 2010

Senado imprime Constituição em Santa Catarina em Braille


Durante a realização da 7ª Feira do Livro de Joinvile, que prossegue com suas atividades até o próximo sábado (17), o Senado Federal lançou a Constituição Estadual de Santa Catarina impressa na linguagem braile. O diretor da Secretaria de Estágios, Petrus Elesbão Lima da Silva, entregou a constituição catarinense e outros quatro títulos ao setor braile da Biblioteca Municipal de Joinvile e à Associação Joinvilense para Integração do Deficiente Visual (Ajidevi).
- Essas obras vão enriquecer a nossa biblioteca e também permitirão que os deficientes visuais que procuram a Ajidevi tenham mais conhecimento. Oferecer a possibilidade de acesso ao conhecimento é um exercício de cidadania. Joinvile fica muito feliz pelo privilégio de receber essa doação - afirmou Onízia da Silva, presidente da Ajidevi.
Além da Constituição de Santa Catarina, o Senado Federal também doou os seguintes títulos em braile: Constituição Federal de 1988, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Lei de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e Dicionário da Língua Portuguesa, com aproximadamente 10 mil verbetes. Ao entregar os livros, na sexta-feira passada (9), Petrus Elesbão destacou o trabalho do Senado no sentido de garantir ao portador de deficiência visual o acesso à legislação vigente, para que ele possa conhecer seus direitos.
A coordenadora das bibliotecas de Joinvile, Alcione Pauli, que recebeu a doação do Senado em nome do setor braile da Biblioteca Municipal de Joinvile, elogiou a qualidade gráfica das publicações. Ela também destacou que a iniciativa de publicar o Acordo Ortográfico permitirá que os portadores de deficiência visual se atualizem com as alterações promovidas na língua portuguesa.
Na próxima sexta-feira (16), às 17 horas, o Senado faz a doação do seu kit braile a entidades que prestam apoio ao deficiente visual no Ceará. A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará está sendo realizada no Centro de Convenções de Fortaleza. O evento prossegue até o domingo (18). Receberão as publicações a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com