sábado, 17 de abril de 2010

Aparelho permite a cego 'enxergar com a língua'


Equipamento está sendo testado nos EUA por ex-soldado britânico ferido no Iraque


Há aproximadamente um mês, a notícia sobre a possibilidade do cego ler com a língua foi divulgada pelas grandes redes televisivas e canais informativos, circulando na internet, que sem dúvida revoluciona a área da saúde e enche de esperança as pessoas que por um motivo ou outro perderam a visão.

Trata-se de um equipamento pioneiro, desenvolvido nos Estados Unidos, que promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua.

O aparelho consiste em uma câmera acoplada a óculos especiais, que manda sinais de luz para uma placa de eletrodos introduzida na boca. Esta placa dá pequenos choques formando uma "imagem" sobre a língua.
Segundo os cientistas da Universidade de Pittsburgh, o equipamento funciona melhor com pessoas que já tiveram a visão normal antes. Por isso, um dos primeiros voluntários é um ex-soldado britânico que ficou cego após um ataque no Iraque.
O novo aparelho poderá custar mais de US$ 15 mil. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Fonte:www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com