segunda-feira, 19 de abril de 2010

A história da cultura indígena adaptada para crianças com deficiência visual

Hoje pela manhã tivemos uma atividade pedagógica voltada para alunos da Educação Infantil e Fundamental I sobre a cultura indígena, uma homenagem ao dia do índio.
A atividade tinha como objetivo conhecer a história do índio: hábitos, costumes, alimentação e religião integrando o aluno com deficiência visual a cultura indígena.
Trabalhar a história do índio somente lida, extraída de livros, não era o nosso propósito, pois ficaria no mundo imaginário do cego. Resolvemos (Direção, Coordenação e Professores) fazer algo que fosse satisfatório tanto para os alunos com boa visão, quanto para os de baixa visão e cegos.
Então, construímos uma oca de palha, compramos alimentos típicos da cultura indígena, macaxeira, batata doce, milho, côco, tapioca... selecionamos produtos artesanais criados pelos índios, colares, cestos, separamos instrumentos musicais também típicos do povo indígena... E cadê os índios??
Bem, selecionamos uma aluna do 9 ano, Mayara Rocha para representar uma índia e falar de seus costumes.
No início a índia ficou na porta de sua oca, separando sementes para confecções de colares, com o intuito que as crianças percebecem a sua presença. Logo após foi dadas as boas vindas a cultura indígena e apresentada a índia que nomeamos de "Acauã" que é de origem Tupi e significa: Ave Grande.
Em seguida a índia Acauã tocou os instrumentos, contou a sua história com os seus hábitos e costumes, mostrou a todos os alunos os seus artigos indígenas e os recebeu em sua oca, onde puderam ver através de suas mãos como era feita a oca. Sentaram-se, alimentaram-se de sua comida e antes de se despedir deixou que todas as crianças a tocassem para terem a noção do tecido, tamanho e material das suas vestes.
Este momento foi tão gratificante para as crianças e profissionais que pudemos constatar através dos seus sorrisos.
A educação é um verdadeiro desafio, que como disse Paulo Freire "Não se pode falar de educar sem amor".
Confira os melhores momentos:



























2 comentários:

  1. ATIVIDADE PERFEITA... COM CERTEZA FICARÁ NA MENTE DAS CRIANÇAS POR TODA VIDA.
    PRABABÉNS!!!
    INSTITUTO HÉLIO GÓES

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda muito lindo parabéns Mayara vc estava linda representando essa india linda PARABÉNS

    ADRYELE MARQUES DE SOUZA

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com