segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deficientes visuais passam a ter acesso fácil à Internet

Deficientes visuais em Angola passam a ter acesso a Internet, graças a uma tecnologia moderna que, a partir de amanhã, estará à disposição do público-alvo numa loja especializada, em Luanda.Aberta amanhã, a loja, situada na Avenida Comandante Valódia, será pioneira, em Angola, na venda de um dispositivo electrónico especial que é instalado no computador e é adaptado especificamente às pessoas portadoras de deficiência visual. Segundo o director da Izonga Comercial, Bernardino Machado, única empresa no mercado angolano a comercializar tais produtos, o dispositivo pode ajudar um deficiente visual a acessar textos comuns disponibilizados na Internet sem necessidade de impressoras especiais e em tempo real.
“ Montados lado a lado num teclado de leitura, os dispositivos ligam-se a um processador capaz de ler um texto numa tela comum de computador e o converter para os sinais braille ”, explica Bernardino Machado.
Bernardino Machado disse que o dispositivo pode contribuir para aumentar a capacidade de trabalho dos deficientes visuais em todas as actividades que empregarem computadores pessoais. “A tecnologia de computação tem tornado possível o rompimento das barreiras em relação aos portadores de deficiência visual. Antes, um texto extenso demorava horas para ser criado manualmente em braille. Hoje, o processo leva minutos com o uso de impressoras específicas para o sistema”, garantiu o director da Izonga Comercial. A Izonga Comercial, para além da comercialização de todos materiais para deficientes áudio visuais, como a máquina de escrita braille, audiocharta, que é o leitor autónomo de documentos, e impressoras diversas, presta também serviços técnicos especializados, através de uma adaptação quer do sistema educativo como profissional, facilitando a provisão de acessórios técnicos”, disse o nosso entrevistado.
Bernardino Machado explicou que através dos aparelhos adaptados, ajudaram duas jovens deficientes visuais que terminaram o curso superior e que tinham as suas teses escritas na linguaguem comum. “ Nós tivemos que traduzir em sistema de livro digital e a sua defesa ficou mas facilitada”, acrescentou.
O director da Izonga Comercial acredita que pelo facto de muitas pessoas desconhecerem a existência da loja, muitas escolas de ensino especial e pessoas particulares, não só em Luanda, mas também no resto do país, têm dificuldades em encontrar kits de matemática para os seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com