sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fatos Históricos - 16 de Abril



Movimento das Diretas Já

No dia 16 de abril, ocorre uma grande manifestação, com mais de 1,3 milhão de pessoas, em São Paulo, na Praça da Sé, pedindo por eleições democráticas no país. Durante todo o ano de 1984, o Brasil estava mobilizado no movimento a favor das eleições diretas para a Presidência da República.

1705 - A rainha Anne da Inglaterra concede a Isaac Newton o título de Cavaleiro do Império Britânico. Newton é reconhecido como um dos maiores cientistas da história, famoso por sua teoria da gravidade universal.

1854 - Um terremoto destrói San Salvador, transferindo a capital de El Salvador, provisoriamente, a Cojutepeque.

1866 - A Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) declara guerra contra o Paraguai. A batalha se estendeu até 1870, custando a este país 500 mil mortos e a ruína econômica.

1889 - Nasce o cineasta britânico Charles Chaplin.

1909 - Pelo menos 30 mil armênios são chacinados por soldados turcos, na região de Adana, na Silícia. O tumulto começou quando um armênio matou dois turcos a tiros.

1917 - Chegada de Vladimir Ilyich Lênin a Petrogrado, após anos de exílio.

1922 - A União Soviética restabelece relações diplomáticas com a Alemanha, quatro anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

1941 - Tropas alemãs invadem Sarajevo e destroem a principal sinagoga da cidade.

1943 - O químico Albert Hoffman consome acidentalmente o LSD-25, droga que ele havia criado em 1938, e descobre seus efeitos alucinógenos.

1945 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética inicia uma ofensiva militar contra Berlim.

1948 - A Organização Européia de Cooperação Econômica é fundada em Paris, se constituindo em um dos primeiros passos para a unidade européia e o futuro Mercado Comum.

1959 - O Ballet Bolshoi faz sua estréia americana no Metropolitan Opera House com a apresentação de Romeo e Julieta.

1970 - Começa, em Viena, a conferência Salt, entre a União Soviética e os Estados Unidos, na qual os países trataram sobre a limitação de armas estratégicas.

1973 - É determinado pelo governo brasileiro que toda revista tem que se submeter à censura. São proibidas 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais.

1982 - A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, proclama a nova Constituição do Canadá e pôs fim à dominação inglesa no país.

1984 - Uma grande manifestação, com 1,3 milhão de pessoas, em São Paulo, pede o restabelecimento das eleições democráticas no Brasil.

1985 - O governo da África do Sul abole a lei que proíbe o casamento entre negros e brancos.

1986 - O Congresso Nacional brasileiro aprova o Plano Cruzado.

1986 - Raul Alfonsin propõe a fundação da Segunda República na Argentina e a transferência da capital a Viedma, no sul do país.

1992 - Entra em vigor no Vietnã a nova Constituição, que permite a propriedade privada.


Fonte: noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com