terça-feira, 20 de abril de 2010

Ônibus adaptado para deficientes físicos em Mogi Mirim


O grupo Santa Cruz coloca em circulação a partir desta segunda-feira, 19, os novos ônibus circulares implantados pela empresa para atender aos deficientes físicos em Mogi Mirim.

Ao todo, serão 10 circulares e um microônibus, que tiveram custo de R$ 2,5 milhões a Santa Cruz.

O lançamento oficial dos novos veículos será realizado neste sábado, na Estação Educação, a partir das 9h30, contando com a presença de autoridades municipais e de representantes do grupo Santa Cruz. Na ocasião, os dez novos veículos farão uma caravana pelas ruas centrais da cidade, a fim de exibir a novidade a população. Desde o início do mês, três ônibus já circulam pela linha suburbana, Mogi Mirim/Mogi Guaçu, em uma espécie de teste probatório para o tráfego dos demais carros que iniciam atividades na próxima semana.

Os novos circulares são todos adaptados às normas de acessibilidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e terão como a maior novidade a 3ª porta, esta, dedicada especialmente aos deficientes físicos e localizada no meio do circulares, entre as portas de entrada e saída.

Cada veículo conta com um elevador que terá os mecanismos de subida e descida, rampas de acesso, além de dispositivos e travas de segurança no equipamento. Um espaço reservado para o cadeirante e o acompanhante, também é outra novidade na nova frota. As informações foram dadas pelo coordenador regional do Grupo Santa Cruz Valdemir Valentim Lovo.

A frota vem para beneficiar toda a demanda necessária, relatou.

Os circulares tem capacidade para 33 pessoas sentadas e 51 em pé e contém uma estrutura que não irá atender apenas a parcela de deficientes físicos, mas também de gestantes e idosos, que terão um total de 10% dos assentos dedicados a eles. Além disso, os circulares possuem balaústres na cor amarela, que servem para auxiliar portadores de deficiência visual e pessoas que sofrem de problemas na vista, aliado ainda aos apelidados anjos da guarda, que são monitores que fazem com que os veículos não acelerem com as portas fechadas. Cada banco terá uma distância determinada entre os assentos.

A intenção da Santa Cruz é beneficiar as 16 linhas de ônibus existentes em Mogi Mirim, que atendem cerca de 420 mil usuários de transporte coletivo mensalmente. Em conjunto com o Departamento de Trânsito, iremos dimensionar os carros paras que toda a cidade receba o serviço, explicou Valdemir. Dados da Santa Cruz dão conta que a Zona Leste será a região da cidade mais beneficiada com o serviço, por contar com um grande número de portadores de deficiência física. O serviço deve ser implantado gradativamente e até a sexta-feira, 23, toda a frota já estará à disposição da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com