terça-feira, 20 de abril de 2010

Tecnologia e esperança em prol do deficiente visual: Bio-Retina

Bio-Retina – Nova tecnologia no tratamento de Deficiências Visuais

Um projeto que vem sendo desenvolvido pelo instituto de pesquisas científicas israelense Nano Retina pode ser uma nova esperança para pessoas que sofrem de deficiências visuais.
Trata-se de um dispositivo, que vem sendo chamado de Bio-Retina, que fará com que à pessoas que sofrem de degeneração na retina, uma das principais causas da cegueira, voltem a enxergar devido a tecnologia baseada na capacidade do cérebro de interpretar dados visuais.
Uma vez que implantado, em um processo que não deve durar mais do que meia hora, o aparelho proporcionará, inicialmente, visão em preto e branco, mas a expectativa é que ele seja desenvolvido para cores.
Os testes em pacientes devem começar em 2013, nos Estados Unidos. Os pesquisadores israelenses esperam que dentro de cinco ano o mesmo já esteja no mercado.

Saiba Mais...

E o que é degeneração da retina?

A degeneração da retina também chamada de degenerescência macular é uma doença que afeta os olhos, obscurece a visão central e reduz a capacidade de ver pormenores finos. Não afeta a visão periférica e não costuma levar à cegueira total.
O problema surge quando o tecido do centro da retina (a mácula) se deteriora. Nesse caso o dano visual é irreversível, contudo, quando o problema é diagnosticado cedo, um tratamento a laser pode reduzir ou retardar a perda da visão.
Está comprovado que uma alimentação rica em ômega 3 pode auxiliar na prevenção e no tratamento da doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com