quarta-feira, 14 de abril de 2010

Austrália apresenta 'olho biônico' que poderá devolver visão a pessoas cegas

Implante no globo ocular é plugado em câmera que transmite imagem para dentro da retina

O Governo da Austrália apresentou no último dia 30, um protótipo de "olho biônico", cujos responsáveis esperam que seja capaz de devolver a vista a muitos cegos, naquele que seria o maior marco desde o desenvolvimento do alfabeto Braille.
A iniciativa, na qual Canberra investiu 42 milhões de dólares australianos (US$ 38,6 milhões), "pode ser um dos avanços médicos mais importantes de nossa geração", afirmou o primeiro-ministro, Kevin Rudd.

"O projeto do olho biônico permitirá à Austrália se manter na vanguarda desta linha de investigação e comercialização, e pode devolver a vista a milhares de pessoas no mundo todo", disse Rudd.

Segundo os cientistas australianos, a invenção se implanta parcialmente no globo ocular e foi projetada para pacientes que sofrem uma perda de visão degenerativa e hereditária causada por uma condição genética conhecida como retinitis pigmentosa.

O "olho biônico" dispõe de uma pequena câmera, colocada sobre uma lente, que captura imagens e as envia a um processador que pode ser guardado no bolso.

O dispositivo transmite um sinal à unidade dentro da retina, que estimula os neurônios vivos dentro desta, mandando as imagens ao cérebro.

Os usuários do sistema não voltarão a ter vista perfeita, mas espera-se que possam ser capazes de distinguir pontos de luz que o cérebro poderá transformar em imagens.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,australia-apresenta-olho-bionico-que-podera-devolver-visao-a-pessoas-cegas,531303,0.htm

2 comentários:

  1. Tomara que esse olho bionico chegue logo por aqui. Melhorará muito a vida dos deficientes visuais.

    ResponderExcluir
  2. Tantos documentos e reportagens interessantes e nos faz aprofundar o nosso conhecimento! que bom!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com