Tratamento inédito em Santa Catarina devolve 100% da capacidade auditiva a jovem de Blumenau
(Vivian Herkenhoff ouvia apenas ruídos baixos)
Uma jovem de 21 anos, que nasceu com deficiência auditiva, voltou a ouvir perfeitamente na tarde desta sexta-feira, em Florianópolis. Vivian Herkenhoff passou por um tratamento inédito em Santa Catarina.
A estudante nasceu sem o canal por onde o som passa até o cérebro. Ele escutava apenas ruídos baixos e precisava fazer leitura labial para compreender que as pessoas falavam. Agora, após o procedimento, a jovem tem 100% da capacidade de audição.
Para voltar a ouvir, primeiramente ela passou por uma cirurgia em janeiro, na qual foi implantado um pino atrás da orelha. O implante transporta o som direto para as células auditivas no cérebro, que no caso dela estão normais.
Na segunda etapa do tratamento, que ocorreu nesta sexta-feira, Vivian recebeu o aparelho que faz a captação dos sons. Há dois anos o procedimento foi regulamentado no Brasil.
— É possível controlar o volume de acordo com a necessidade e o ambiente — explica Madalena Ribeiro, fonoaudióloga.
As primeiras sensações
A jovem passou por testes e, acompanhada da reportagem da RBS TV, contou as primeiras sensações ao ouvir os barulhos da cidade.
— Meu deus, está tudo mais alto. Estou ouvindo o carro acelerando. A partir de agora, é vida nova — emocionou-se Vivian.
— Meu deus, está tudo mais alto. Estou ouvindo o carro acelerando. A partir de agora, é vida nova — emocionou-se Vivian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com