Artes

INSTITUTO HÉLIO GÓES
Arte & Ofício

"Que nossos esforços desafiem as nossas impossibilidades.
Lembrai-vos que as grandes conquistas foram realizadas daquilo que parecia impossível"
(Charles Chaplin)



A sala de Artes & Ofício é um espaço que proporciona aos alunos do Instituto Hélio Góes desenvolver habilidades manuais. Beneficia aproximadamente 40 alunos, totalizando mais de 1.500 atendimentos por ano. Possui diversos trabalhos artesanais realizados por alunos da escola que podem ser conferidos durante os dias de visitas (quarta-feira).

Objetivo:

Desenvolver a criatividade, sentimentos, crescimento da auto-estima, socialização e habilidades motoras, caracterizando em formas o mundo dinâmico do "sentir" humano.

Tipo de trabalhos desenvolvidos:

Artesanato de papel;
Embalagens com reciclagens;
Arte em EVA e palitos;
Artes em telha;
Artes em vidro e filtro de café;
Artes em tela;
Artes em tecido (fuxico);
Papel marchê;
Macramé;
Bijuteria;
Tapeçaria.

Público Alvo:

Alunos das salas de reabilitação (com cegueira adquirida), múltiplas deficiências e distúrbios de conduta que apresentam dificuldades na coordenação motora fina e que necessitam de estímulos e alta confiança para retomar suas atividades na sociedade.

Desenvolvimento:

A partir da sondagem e observação do professor em relação à necessidade de cada aluno, procura-se resgatar em cada um a sua auto-estima, fazendo com que o aluno frequente a sala, para que se sinta  capaz de desenvolver trabalhos, onde a sua limitação não seja um empecilho para a sua inclusão na sociedade. Cultiva-se a compreensão e respeito, valorizando a sua potencialidade.
As aulas são ministradas nos períodos manhã e tarde.
Acredita-se que o trabalho desenvolvido na sala obtém êxito quando os alunos estão aptos a alçar vôos e tornam-se independentes de suas atividades na sociedade.