quarta-feira, 28 de abril de 2010

Curso de Braille aborda a importância da inclusão social

Com o objetivo de fomentar a integração dos deficientes visuais com o meio social, a Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto dos Cegos, promoverá um curso gratuito de braille, entre os dias 10 e 14 de maio, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Serão duas turmas, sendo uma no período matutino (8 às 11h30) e outra no vespertino (13 às 17h). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria Biblioteca, lembrando que estão disponíveis 20 vagas para cada turma.
O curso, que será ministrado pelos orientadores Ângelo Santo de Lima e Hilda Siqueira da Silva, é voltado principalmente para professores das redes pública e privada. Mas podem participar quaisquer interessados pela linguagem braille.
Com carga horária de 20 horas, as aulas terão uma parte teórica e outra prática. O conteúdo programático conta com a apresentação de um breve histórico sobre o sistema braille, a importância da alfabetização desse sistema para a pessoa com deficiência visual, apresentação da Sela braille, transcrição do sistema braille em tinta, a importância do braille no processo de alfabetização e inclusão da pessoa com deficiência visual.
Conforme Maria Auxiliadora, professora que atua na Biblioteca, o objetivo do curso é proporcionar o conhecimento da escrita e leitura braille aos professores e comunidade em geral, garantir o acesso aos meios de comunicação digital, além de incentivar o processo de comunicação entre as pessoas com deficiências visuais.
Sobre o braille - O sistema braile é um conjunto de Pontos em alto-relevo que permite as pessoas com deficiência visual a ler e escrever com o auxílio de ferramentas chamadas Reglete e Punção. Este sistema foi criado em 1825 pelo francês Luiz Braile. (Assessoria).

2 comentários:

  1. sou professora de um centro de atendimento educacional especializado e de uma sala de recursos multifuncionais,por isso precisamos sempre está atualizados e capacitados para trabalhar com as dificuldades de alunos com necessidades educacionais especiaS,por conta dessa realidade é necessário que aprendemos ferramentas que nos torne capazes de desenvolver um processo posiotivo na vida desse aluno.

    ResponderExcluir
  2. adorei saber que existe um lugar que possa me ajudar a orientar melhor meus alunos com dificuldades visuais, sou leiga no assunto, e estava a procura de um lugar especializado no assunto, encontrei vocês gostaria apenas de sugerir que se fosse possível,que estes cursos pudessem ser realizados também em horários noturnos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com