quarta-feira, 19 de maio de 2010

Novas regras para garantir acessibilidade


Empresas terão até 31 de julho para se adequarem; elas podem ser multadas

Dificuldades para ler o itinerário dos ônibus e desníveis escondidos no chão são alguns dos problemas vividos pelos usuários do transporte coletivo. Mas essa realidade tem data marcada para acabar. Isso porque as empresas de ônibus terão até 31 de julho deste ano para se adequarem às regras criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os novos ônibus sairão adaptados das fábricas a partir de 18 de junho, obrigatoriamente.

De acordo com o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, o objetivo foi o de facilitar a acessibilidade. "A ideia é dar maior mobilidade física e visual não só para deficientes, mas para todos que tenham dificuldades de locomoção, como idosos e grávidas", afirmou.

As novas normas abrangem questões como o aumento dos caracteres do letreiro para que deficientes visuais vejam com maior facilidade o itinerário, bancos prioritários coloridos de amarelo e desníveis do chão também marcados de amarelo para facilitar a vida de quem tem baixa visão.

O operador de telemarketing Sérgio Martins, que tem apenas 5% da visão e sofre todos os dias para pegar o ônibus, comemora a mudança. "As letras dos coletivos em Belo Horizonte são impossíveis de ver. Agora será bem melhor, com certeza", disse.

De acordo com o coordenador da comissão de fabricantes de veículos acessíveis da ABNT, Eduardo Cazoto Belopede, quem não se adequar até o dia 31 de julho está sujeito a multa, que varia de R$ 500 a R$ 2.500. Além disso, o veículo não vai receber o licenciamento. "Sem o documento atualizado, a empresa corre o risco de ter o veículo apreendido", ressaltou.

Conforme o supervisor de inspeção veicular da BHTrans, Rodrigo Pimenta, dos 2.800 ônibus que circulam na capital, 800 já estão totalmente adaptados. "O destaque em amarelo dos desníveis dos pisos e dos pontos de apoio dos ônibus ainda está pendente na maioria dos veículos".

Setra-bh. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), não haverá dificuldade em cumprir a norma por parte das empresas porque a frota é nova e os ônibus feitos nos últimos dois anos já eram adaptados.


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