segunda-feira, 10 de maio de 2010

Teste da orelhinha - comemora 10 anos

Rio - Em comemoração aos 10 anos de implantação do Teste da Orelhinha no município do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio realiza, em parceria com a Lona Cultural Gilberto Gil em Realengo, a oportunidade de fazer o teste gratuitamente no próximo dia 13 de maio, de 8h às 14h. O Teste da Orelhinha será feito em crianças de até 2 anos de idade e mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que serão doados para o orfanato (A Minha Casa em Campo Grande). No local da realização do ‘teste’, os pais poderão obter informações sobre a importância do exame e como ele é feito. É importante levar também a caderneta da criança.

Um dos sentidos primordiais para o desenvolvimento da fala e da linguagem é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, ou seja, desde o quinto mês de gestação onde ele ouve os sons do corpo da mãe e a sua voz.

Dados do Ministério da Saúde mostram que de 10.000 bebês nascidos, pelo menos 30 apresentam algum tipo de deficiência auditiva. Esse problema pode ser facilmente detectado logo após o nascimento, através do Teste da Orelhinha. A Portaria 2.073 do Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção a Saúde Auditiva que tem por objetivo o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, desde a atenção básica, média e alta complexidade.

Em virtude deste índice elevado de surdez infantil, é o que o município do Rio de Janeiro instituiu a Lei Municipal n.3.028 de 17 de maio de 2000, onde oferece a toda população através do sistema único de saúde o Teste da Orelhinha para todos os bebês. Esse exame deve ser feito logo após o nascimento como exame de rotina obrigatória para os recém nascidos, a chamada Triagem Auditiva Neonatal.

Quando o problema é identificado precocemente, maior é a chance de eficácia no tratamento, já que um bebê com o diagnóstico e intervenção fonoaudiológica com até 6 meses de vida, poderá desenvolver a fala e a linguagem, possibilitando uma comunicação com os pais e a sociedade. Vale lembrar que o Teste da Orelhinha é recomendado e aprovado pelas Sociedades Brasileiras de Fonoaudiologia, Pediatria, Otorrinolaringologia e Otologia e Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Sintomas

Alguns sinais ou sintomas apresentados por crianças menores de 1 ano: Não reage ao barulho, como “levar susto”; não acorda com ruídos intensos, não se vira ao escutar alguém chamar, não fala ou não emite sons, aponta para o que quer ao invés de tentar falar, não compreende o que lhe é dito. Esses são comportamentos que podem estar associados a deficiência auditiva. Levar ao especialista para uma avaliação auditiva é fundamental.

A rede municipal de saúde do Rio de Janeiro conta com locais para a realização do teste da orelhinha como em centros municipais de Saúde, maternidades e hospitais. Também conta com postos de saúde com fonoaudiólogos capacitados para a intervenção e estimulação precoce de crianças com o diagnóstico de surdez.

Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2010/5/teste_da_orelhinha_comemora_10_anos_com_exame_gratuito_80049.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com