domingo, 23 de maio de 2010

23 de Maio - Dia Mundial da Tartaruga



Comemora-se no dia 23 de Maio, o Dia mundial da tartaruga, uma acção que visa chamar atenção, aumentar o conhecimento sobre as tartarugas, e incentivar para uma acção humana favorável à sobrevivência daquela espécie em perigo.
Esta é a primeira vez que Moçambique adere às celebrações da data, e tem como objectivo consciencializar as pessoas da existência desta espécie no país, assim como do perigo que elas correm.

TARTARUGAS - CONHEÇA MAIS

A tartaruga é um réptil exclusivo de água marinha ou doce. Com o casco mais achatado e patas com aspecto de nadadeiras, além de serem carnívoras. O cágado é um animal que vive grande parte do tempo debaixo d’água ou próximo dela, mas se diferencia por poder viver na parte terrestre também, com um tamanho bem inferior. O jabuti é uma espécie exclusivamente terrestre, com um casco convexo, bem arqueado e pernas grossas que parecem a miniatura de patas de elefantes, diferente de seus amigos não se arrisca a nadar, pois depois de algum tempo acaba afundando. Pronto agora que já foi diferenciada uma espécie da outra vamos dar mais informações sobre os jabutis, nosso tema de hoje.

Características:

São bem conhecidos por sua lentidão, possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) passam o seu tempo em busca de alimentos, principalmente os de cores vermelhas e amarelas. Eles não possuem dentes, no lugar tem uma placa óssea que funciona como uma lâmina para poderem comer os alimentos. São animais muito resistentes, espertos, dóceis, atentos, calmos, pacientes e mansos, aceitam ser afagados, e o melhor para algumas pessoas: não faz barulho. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte, como se estivesse morto.

Alimentação:

São onívoros, se alimentam tanto de produtos de origem animal quanto vegetal, sendo muito simples encontrar sua comida em mercados ou feiras. Comem carnes, frutas doces, verduras e legumes. Os alimentos devem ser dados em tamanhos não muito grandes e devem ser diversificados a cada semana, se possível. A carne pode ser moída, também comem peixe picado, mas não precisa ser todos os dias, uma vez por semana ou a cada quinze dias é recomendado. Sempre que possível pulverize complexos vitamínicos e cálcio para répteis. Evitar alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer a diarréia, bem como restos de comida humana. Evite deixar sobras, sempre retirando-as quando começarem a ficar velhas. E como todo réptil, seu metabolismo muda de acordo com a temperatura e tendem a se alimentar mais em dias quentes do que nos dias frios. Água a vontade.

Alojamento:

O terrário deve ser construído de acordo com o tamanho do jabuti, sempre maior, com espaço onde ele possa descansar, tenha suas vasilhas de alimentação e onde ele possa andar sem problemas. Você pode acrescentar também um substrato que deixa as necessidades secas e inodoras, pois absorve a urina e desidrata as fezes do animal, o nome do produto é Lixard Litter, pode ser encontrado em petshops. Coloque também vasilhas de louça que vão servir para colocar a água e a comida, devem ter a borda baixa para facilitar o acesso ao animal. Decore também seu terrário com pedras, galhos e plantas artificiais e assegure-se que o terrário ficará em um lugar onde receba luz e calor. O ideal é que você utilize lâmpadas que emitam raios UV.

Higienização:

Lavar diariamente as vasilhas de água e comida, assim como limpar o terrário. Procure dar ao animal banhos diários de sol (pelo menos 15 minutos no sol da manha e no final da tarde), porque é importante regular sua temperatura e também para poderem assimilar o cálcio, que é muito importante para que o casco esteja sempre forte, já que é sua principal proteção. O animal pode também tomar banhos semanalmente, com água em temperatura ambiente, deixando-o secar ao sol.

Fontes: http://www.bichosbrasil.com.br/tartaruga/

http://www.wwf.org.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=245:celebra-se-a-23-de-maio-o-dia-mundial-da-tartaruga&catid=43:ultimas-noticias&Itemid=118



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com