sábado, 15 de maio de 2010

Semed estabelece Programa de Educação Inclusiva

A secretaria municipal de Educação (Semed) estabeleceu o Programa de Educação Inclusiva que é responsável por assegurar o direito à educação, acesso, permanência e a continuidade de estudos no ensino regular. A ação é realizada através do Departamento de Educação (DE) e Divisão de Educação Especial (DIEES). Esta ação é em cumprimento à Política Nacional de Educação, que desde o ano de 2.007 realiza o dia temático: “Inclusão das Diferentes Diferenças”. A ação contempla os 04 eixos: Educação Especial, Gênero, Etnia e Promoção da Igualdade Social, em conjunto com as escolas da rede regular de ensino apoiando e fortalecendo esse processo.

Esta ação da Semed está dentro da orientação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que foi estabelecida no município pela secretaria em seu Planejamento Estratégico Participativo (PEP). A finalidade é garantir a participação e a aprendizagem de todos independente de cor, raça e etnia, bem como, o acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade.

Em 2.010, a meta é fomentar e ampliar as discussões nos espaços escolares do Município de Porto Velho com objetivo de reduzir as desigualdades sociais e culturais dos alunos, desenvolvendo a política de inclusão de crianças, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação),melhorando a qualidade de ensino e das relações interpessoais entre a comunidade escolar dando sustentação ao processo inclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com