sexta-feira, 14 de maio de 2010

Haddad: currículo deve ser menos burocrático e mais criativo


Durante reunião plenária da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Palmas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, orientou as universidades a olhar para o atual modelo político-pedagógico colocado pelas escolas federais de ensino médio, para entender o perfil dos alunos e elaborar currículos de cursos de graduação cada vez menos burocráticos e mais criativos.

Para o ministro, as universidades federais precisam ajudar a construir a agenda da educação para os próximos anos. "Queremos que o aluno de ensino médio seja capaz de pensar sozinho, de não ter medo do novo, de ser inovador e empreendedor, por meio da prática e da experimentação", disse Haddad.

O ministro defendeu a importância de ir além do discurso sobre a importância da educação para o desenvolvimento do país. "É preciso ultrapassar os limites que impedem esse desenvolvimento, principalmente no que se refere à desigualdade social", ressaltou. Segundo Haddad, a solução é um maior investimento na educação. "Antes, pensava-se que a desigualdade se relacionava ao mundo do trabalho; hoje, sabe-se que se relaciona à educação."

A educação infantil foi outro aspecto abordado pelo ministro. Segundo Haddad, quanto mais cedo a criança foi para a escola, maior é o sucesso acadêmico, no futuro. As transformações na educação superior dependem de reformas na educação básica, que já começaram.

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