quarta-feira, 5 de maio de 2010

Garoto recebe implante coclear aos 2 anos e ‘dribla’ deficiência auditiva

Segundo o médico otologista Orozimbo Alves, do Centro de Pesquisas Audiológicas de Bauru (CPA), com o avanço tecnológico já é possível instalar o ouvido biônico em bebês. É o caso de Carlos Eduardo Silva, 4 anos, que recebeu o implante com aproximadamente 2 anos de idade e hoje fala normalmente. A mãe dele, Débora Silva, que veio de Manaus (AM) até Bauru para conseguir o implante, se emociona ao contar sua luta contra a surdez do filho.
“Quando eu fiz o teste da orelhinha nele e não foi constatada a percepção de sons, eu perdi o chão. Não imaginava meu filho deficiente auditivo. Mas a médica que constatou o problema me deu coragem para buscar outras alternativas e me falou do serviço que estava disponível no Centrinho”, relata.
Débora enfrentou a distância da família e a mudança de vida para ver o filho falar e escutar como todas as crianças. “Quando eu vi que meu filho estava aprendendo a falar, não sei nem descrever a minha felicidade. Hoje ele fala, brinca, corre e escuta tudo como uma criança normal, graças ao ouvido biônico”, acrescenta, emocionada.
Ela conta que deixou a profissão de contadora e veio para Bauru só para cuidar de Carlos Eduardo. “Eu adotei Bauru como a minha cidade para continuar o tratamento dele. Já comprei até uma casa aqui”, conta, aos risos.
O médico Orozimbo fala da sensação de poder mudar a vida e realizar o sonho de tantos pacientes. “É uma satisfação muito grande para mim”, ressalta. Atualmente existem, no mundo, mais de 60 mil usuários de implante coclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com