quarta-feira, 23 de junho de 2010

DUNGA, O ANÃO QUE A GIGANTE VAI TER QUE ENGOLIR


Dunga é nome de um dos sete anões da Branca de Neve. Além dele tem o Zangado, o Soneca, o Dengoso, o Feliz, o Atchim e o Mestre. Todos com barbas para porém de molho, menos o Dunga, o único imberbe e que não falava.
Relembrando o conto de fadas de origem alemã, observo o técnico da nossa seleção de futebol que disputa a copa do mundo na África, o Dunga dos Pampas Gaúchos, que de anão não tem nada, pelo contrário, é um verdadeiro gigante a enfrentar a malvada imprensa brasileira, que a todo instante procura envenenar o povo inebriado pelo futebol, com a maçã platinada PLIM PLIM, que aparece nos milhões de lares de um País chamado Brasil, atraindo os olhares para a tela, tal como ao espelho da estória da Branca de Neve atraía os olhos da bruxa e dizendo: Telespectador, telespectador meu, existe no mundo um canal mais tendencioso do que eu?.
Pobre Dunga, não tem barbas para por de molho, não pode ser feliz nem espirrar, ninguém o considera um mestre e não consegue tirar uma soneca e ficar dengoso. Coitado, não é nem para ficar zangado com os jornalistas globais que a Vênus Platinada trata logo de colocar no ar, editoriais recheados de veneno como na maçã que estava no cesto da feiticeira.
Mas Dunga é persistente, sabe que não é unanimidade no Reino dos apaixonados pelo Futebol e vai seguindo o seu caminho cantando e assobiando: "Eu vou, eu vou, para as oitavas agora eu vou,. Enquanto isso, os malvados repórteres e críticos esportivos vão imaginando novas porções mágicas para tirar o encanto deste Dunga que não é paulista nem carioca e não dá pra engolir um técnico do esquadrão canarinho que não seja do eixo Rio-São Paulo.
Mas eles vão ter que engolir, como dizia aquele outro treinador vitorioso. Espero que ao final da história que enfada, Dunga vencendo e a imprensa batendo, tenhamos uma final feliz no dia 11 de Julho de 2010,de preferência com a Argentina e como em um Conto de Fadas, nosso Dunga possa beijar a taça de campeão do mundo e se transformar em um belo Príncipe, aos olhos da maçã platinada Plim Plim e aos gritos de quem ainda não se calou ("Cala boca Galvão) É HEXA, É HEXA, vai que é nossa Dunga!! E todos serão felizes para sempre, até a próxima Copa.


Paulo Roberto Cândido de Oliveira

Um comentário:

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com