terça-feira, 15 de junho de 2010

8° dia da greve de motoristas de ônibus em Fortaleza


A população viveu caos ontem, no início da noite, com a paralisação dos ônibus ocorrida no bairro

Os rodoviários motoristas, trocadores e fiscais estão apostando suas fichas nas mobilizações que causem impacto perante a população. Ontem, após realizarem assembleia da categoria na sede de seu sindicato, na Avenida Tristão Gonçalves, resolveram sair em passeata até as proximidades do Shopping Benfica, onde promoveram expressivo ato de protesto.

Horário de pico (18 horas), paradas repletas de passageiros (estudantes e trabalhadores), que esperavam já há muitos minutos seus respectivos ônibus. O cruzamento da Rua Juvenal Galeno com a Avenida Carapinima foi o palco do manifesto do pessoal do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), que, em motos, portando faixas e cartazes, promoveram buzinaço e pararam o fluxo de veículos naquela área.

Alvo

Os ônibus foram alvo e acabaram retidos por cerca de 35 minutos. Para isso, colocaram a camioneta do sindicato atravessada, impedindo a passagem de carros. Um verdadeiro caos se estabeleceu, com carros particulares, motos e pedestres ficando impedidos de trafegarem rumo à Avenida José Bastos.

"Não acho justo este protesto, pois nós é que estamos sendo punidos. Tudo bem que os trabalhadores têm o direito de reivindicar melhorias salariais, mas que façam isso de outra forma", afirmou o estudante universitário Roberto Guilherme Silveira, de 22 anos de idade.

Em mais uma assembleia da categoria ocorrida ontem, dirigentes do Sintro fizeram exposição das últimas medidas contidas na liminar concedida pelo desembargador José Antonio Parente da Silva, presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região (TRT-7). Nela, ele determina, entre outros itens, que o horário de pico seja estabelecido entre 5h e 9h (manhã) e das 17h às 21h (tarde/noite).

Em outro tópico, ficou especificado que os percentuais fixados liminarmente, de 70% para os horários de pico e de 50% para os demais horários, devem ser observados por linha de ônibus e por empresa. O Sintro também está intimado a apresentar, no prazo de cinco dias (contados a partir da data do recebimento da notificação), contestação sobre essa demanda. Terá, ainda, dez dias para se defender das acusações de descumprimento das decisões proferidas nos autos, que ensejam a aplicação de multa diária no valor de R$ 30 mil.

O Sintro protocolou, no fim da tarde de ontem, no TRT documento de contestação ao pedido de dissídio coletivo interposto pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Os trabalhadores prometem, a partir de hoje, mudar a estratégia e não descartam paralisação total.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com