sexta-feira, 18 de junho de 2010

Deficiência visual é a maior entre os pernambucanos

Pernambuco tem 1.753 pessoas portadoras de necessidades especiais, a maioria delas com deficiência visual - 24,9%. O resultado é de uma pesquisa divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (15).

O trabalho, que traçou o Perfil Epidemiológico da Pessoa com Deficiência no Estado de Pernambuco, apontou também que, em segundo lugar, fica a física (24,9%), seguida da auditiva (24,8%), intelectual (17,4%) e múltipla (0,6%).

Com relação às cidades, o estudo apontou que, entre os deficientes, 34,7% estão no Recife. Depois vem Limoeiro, com 15,6% dos deficientes.

A maioria dos deficientes - 95,9% - estão distribuídos entre as classes C, D e E. As principais causas das deficiências são os acidentes e as doenças.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Arabela Velloso, a maioria das pessoas que tem deficiência adquirida é adulta. Por causa disso, Segundo ela, é preciso intensificar o trabalho de prevenção das enfermidades ainda na fase pré-Natal.

O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe) no ano de 2009 nas 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres). A pesquisa foi realizada em 4,4 mil domicílios com 17.391 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com