segunda-feira, 14 de junho de 2010

7° dia da greve dos motoristas de ônibus


Ontem, grevistas deram uma "trégua", mas medida teve pequeno efeito porque poucos usuários sabiam

Os passageiros do transporte coletivo da Capital começam mais uma semana em clima de incerteza quanto ao fim da greve dos motoristas de ônibus, que completa sete dias. Enquanto isso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) faz, a partir das 16 horas de hoje, nova assembleia com a categoria.

Ontem, até o início da noite, o despacho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), divulgado no sábado - e que amplia o horário de pico de 6h30 às 8 horas para de 5 às 9h; e de 17h às 18h para 17h às 21h - não havia sido entregue aos representantes do Sintro. O despacho determina, ainda, que o funcionamento de 70% da frota aconteça por empresa e linhas de ônibus. Porém, só entra em vigor quando as partes forem comunicadas oficialmente.

A greve permanece sem tempo determinado para acabar, já que o movimento segue dentro dos trâmites estabelecidos pela Lei de Greve, como analisa Harley Ximenes, presidente a Comissão de Direito Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Ceará (OAB-CE). "É preciso que haja bom senso das partes", orienta.

Desgaste

Muitas vezes, pondera, a classe patronal cria impasses e joga a população contra os trabalhadores. Porém, chama a atenção para o desgaste de um movimento muito longo, sendo necessária, muitas vezes, a busca de outros meios de negociação.

Conforme informações do Tribunal Regional do Trabalho, desde a tarde de sábado que um oficial de Justiça foi designado para entregar o despacho aos sindicatos, sem conseguir encontrar os representantes do Sintro, que mantiveram os telefones desligados.

Ontem pela manhã, o Diário do Nordeste esteve na sede do Sintro, que permaneceu fechada. À noite, o advogado da entidade, Fernando Castelo Branco, disse que apenas hoje pela manhã o sindicato volta a funcionar normalmente "e, então, receberá o despacho".

Já o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) recebeu o despacho do TRT no sábado à tarde mesmo. As medidas do Tribunal foram bem aceitas pelos dirigentes do Sindiônibus.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com