segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mato Grosso vence campeonato de futebol para cegos

MT venceu MS e conquistou o título de campeão do Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol para atletas com deficiência visual.
Como o campeonato foi disputado em pontos corridos, Mato Grosso levou o título e, com a derrota, Mato Grosso do Sul acabou ficando com o terceiro lugar. O vice-campeão foi o Distrito Federal, que venceu o Goiás também por 1 a 0.
Cerca de 180 pessoas entre atletas e equipe técnica disputaram a competição em Cuiabá. O evento trouxe à capital do Estado atletas do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Distrito Federal, além de Mato Grosso. Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins e na Base Comunitária da Polícia Militar, no bairro Ribeirão do Lipa. O campeonato é uma forma de divulgar e fortalecer o esporte, que pode ser praticado por atletas com deficiência visual: aqueles que possuem cegueira ou baixa visão.
O presidente da Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos (FMDC), Marcino Benedito de Oliveira, explica que Mato Grosso é hexacampeão desse campeonato, com vitórias em 1999, 2000, 2002, 2003, 2004 e 2005. "Este campeonato classifica para série B, mas como somos série A, os jogos servirão para classificação para o Campeonato Nacional que será em novembro deste ano em Niterói (RJ)", informou.

Futebol de cinco

O Futebol de Cinco ou futebol para cegos é uma adaptação do futsal praticada por jogadores cegos, quatro de linha e um goleiro (único que enxerga entre os jogadores). Os participantes jogam com vendas nos olhos para que não haja injustiça, pois esses possuem diferentes níveis de deficiência visual. Tudo o que os atletas de linha têm para se orientar na quadra é a audição. A armação de jogadas e o passe de um jogador para outro é frequente, mas o mais comum é a condução da bola por um atleta até o chute nas proximidades do gol.
Fonte: http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=72868&codDep=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com