sábado, 5 de junho de 2010

Atletas com deficiência física desafiam uma cidade pouco adaptada

A neve do inverno ainda nem derreteu completamente, mas Sergei Shilov já percorria uma pista improvisada, preparando-se para uma série de eventos esportivos no verão.

Com esse treinamento, ele mal teve tempo de comemorar as duas medalhas de ouro em esqui que ganhou em Vancouver este ano.

Tendo competido em quase todas as grandes provas atléticas - tanto no verão quanto no inverno - desde o começo da década de 1990, Shilov, 39 anos, é um dos atletas com maior número de medalhas da Rússia.

Porém, poucas pessoas neste país obcecado por esportes já ouviram falar dele.

Shilov, paralítico da cintura para baixo, é membro da equipe paraolímpica da Rússia, que, ao longo dos anos, veio a dominar competições internacionais de alto nível, mesmo enquanto os resultados da principal equipe nacional pioravam.

Enquanto a equipe olímpica russa trouxe para casa apenas três medalhas de ouro de Vancouver - junto com várias desculpas - os paraolímpicos dominaram a competição, ficando em primeiro lugar com 38 medalhas, incluindo 12 de ouro, sem o financiamento generoso que o governo oferece à equipe principal.

O feito, alcançado muito longe de casa, foi ainda mais impressionante considerando que muitas pessoas com deficiência aqui têm dificuldades até em sair pela porta de casa.

A falta de rampas, elevadores e acesso mínimo ao transporte público significa que apenas os mais resistentes dos portadores de deficiência física podem sair de casa sozinhos, quanto mais acompanhar os rigorosos treinamentos e agenda de viagens de uma equipe esportiva de sucesso.

Confira o restante da matéria:
http://br.noticias.yahoo.com/s/04062010/84/mundo-atletas-deficiencia-fisica-desafiam-cidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com