domingo, 6 de junho de 2010

06 de Junho - Dia do Teste do Pezinho


O teste do pezinho é tão importante quanto a caderneta de vacinação da criança, de acordo com os pediatras. É obrigatório e gratuito. Não traz riscos ao recém nascido e deve ser feito na primeira semana de vida da criança. A técnica é muito rápida e consiste da coleta de gotas de sangue a partir de um único furinho quase indolor no calcanhar do bebê (daí o nome do teste). Essas gotas são colhidas em papel filtro e levadas para análise em laboratório.
Para os pediatras, elas podem ajudar a salvar vidas. Ao identificarem uma doença antes que manifeste seus primeiros sinais permitirão o seu tratamento nas primeiras semanas de vida do bebê, possibilitando que ele cresça saudável, sem comprometimento do seu desenvolvimento físico, biológico, neurológico, psicológico e intelectual, podendo exercer os seus direitos de cidadão.
A Lei federal que oficializou a realização do Teste do Pezinho foi publicada em 1990. E a portaria que instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi assinada em 2001.
O Programa é dividido em etapas que englobam desde o diagnóstico precoce, até o acompanhamento e o tratamento de quatro doenças congênitas causadoras de deficiências: fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística e hipotireoidismo congênito.
Para enriquecer mais ainda o dia 6 de junho: em 06/06/2006, a OEA (Organização dos Estados Americanos) declarou 2006 à 2016 a Década das Américas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência, com o lema "Igualdade, dignidade e participação."

Fonte: Apae de Uberaba - Daniel Santos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com