sábado, 5 de junho de 2010

Cresce nº de alunos superdotados, mas acesso a ensino continua restrito

RIO

Apesar de o número de alunos superdotados registrados pelo Ministério da Educação (MEC) ter quintuplicado em cinco anos, passando de cerca de mil para 5,6 mil, apenas uma pequena parcela da população com esse potencial tem acesso ao atendimento especial, garantido por lei. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de alunos no País tenham altas habilidades em alguma área do conhecimento.

"O aumento do número de registros indica que mais alunos estão tendo acesso a condições melhores de atendimento e estimulação. No entanto, os dados mostram que os jovens com altas habilidades no Brasil não estão sendo identificados", afirma Bárbara Delpretto, da Secretaria de Educação Especial do MEC.

Uma resolução do Conselho Nacional de Educação determina que todo aluno com esse potencial tenha acesso a uma formação complementar em unidades de atendimento especializado, seja em instituições pública, particular ou filantrópica.

Educadores alertam que a falta de informação dos professores e a estrutura precária da rede pública de ensino formam barreiras que impedem o desenvolvimento de grandes talentos.

Confira o restante da matéria:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100605/not_imp561821,0.php

Um comentário:

  1. É realmente uma pena que seja assim. Sou de Fortaleza e trabalho em um projeto que se propõe a orientar crianças com altas habilidades. Caso alguém tenha alguma sugestão de site com materiais interessantes, enviar para milton_el@hotmail.com.

    Milton Ferreira

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