quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SENSOR PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL‏



INSTITUTO É PREMIADO POR CRIAR SENSOR PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
O projeto de um Sensor Ultrassônico para pessoas com deficiência visual, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, foi o primeiro colocado no Concurso Pró-Inovação, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. Informou o Ministério da Educação nesta última quinta feira.

Segundo o ministério, pesquisadores desenvolveram um circuito eletrônico, equipado com dois sensores ultrassônicos, que mede a distância de objetos. "Os sensores acionam um dispositivo que vibra ao ser detectado algum objeto. Quanto mais próximo o objeto, mas rápida a frequência do dispositivo, o que permite ao usuário perceber a aproximação do objeto ao caminhar".

Segundo coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Fernanda Caldeira, após o pedido de patente, a tecnologia estará disponível para a sociedade e para empresas interessadas em financiar o aprimoramento ou a produção do aparelho. "Precisamos incentivar nossos pesquisadores a tirar projetos do papel e oferecer benefícios à população".Com o apoio do Ministério da Educação, o concurso promove a inovação tecnológica no país e valoriza a pesquisa em todas as áreas do conhecimento realizadas pelos institutos federais do Brasil.
Fonte: Portal Mec
Enviado por Andréia Barros / SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com