terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PARAPROJETO DE EXTENSÃO CURSO DE MITOLOGIA

TEMA / TÍTULO
A sombra do cavaleiro: mitos e arquétipos do Batman a partir da obra de Christopher Nolan.
PALAVRAS-CHAVE
Mitologia da Caverna, arquétipos.
EQUIPE DE TRABALHO
Francisca Luciana Sousa da Silva, Glaudiney Moreira Mendonça Júnior, José LourençoBecco Rodrigues, Washington Forte da Silva.
EMENTA
Apreciação crítica, análise comparativa e psicológica do mito do Batman a partir de BatmanBegins e The Dark Knight, de Christopher Nolan.
APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA
Em Batman Begins e The Dark Knight, traduzido no Brasil como Batman: o Cavaleiro dasTrevas, Christopher Nolan desenvolve, em consonância com as Histórias em Quadrinhos, amitologia da caverna, a origem e a queda de um herói cuja arete consiste na força física que ele vaibuscar à custa de muito treinamento (partida, realização, retorno), a sublimação do desejo devingança em função da honra e da justiça e sua origem aristocrática, o que remete à própriaetimologia da palavra arete (Cf. Jaeger, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo:Martins Fontes, 2001). Ele não é um escolhido divino, posto não ser filho de um deus, mas de paismortais. Ele se autoproclama escolhido face ao drama pessoal (perda dos pais na infância) que o fazreconhecer o drama social de Gottan City. Como símbolo, um velho temor da infância: o morcego.Outrora atacado por ocasião de uma queda e do medo que sentiu, passará a usar esse precedentecontra seus inimigos (não poucos), assumindo a sombra e usando como “máscara” seu papel social,sua identidade aristocrática.Identificar pulsões, projeções, reações e possíveis alegorias em torno desse herói, cuja sagateve início em 1939, é um dos desafios do Grupo Paideia neste projeto paralelo ao do Curso deMitologia, arriscando-se em novas searas, sem perder de vista, contudo, a proposta de reconhecer omito em toda parte.Além dos filmes supracitados, cumpre assinalar o documentário Batman Desmascarado - APsicologia do Cavaleiro das Trevas, que também servirá de base para o presente estudo de um dosmais humanos heróis das HQs.
OBJETIVO GERAL
Perceber na cronologia das mais significativas histórias do homem-morcego traços depersonalidade e ação que remetam ao herói mitológico, comprovando tanto a atualidade do mitoquanto a profundidade psicológica dos super-heróis dos quadrinhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS1. Analisar, criticamente, transposição das HQs para o cinema do referido personagem.2. Destacar pontos de convergência e divergência nessas diferentes linguagens econtribuições para a evolução do personagem também em outras mídias.www.paideia.blog.br3. Empreender análise psicológica do Batman tomando como referência estudos de Jung eBachelard (Psicologia Analítica e Psicologia da Matéria, respectivamente).
METODOLOGIA
1. Aulas expositivas e interativas a partir da leitura dos quadrinhos previamente indicados edos filmes selecionados.
2. Exibições em vídeo e Power Point do conteúdo, focando cenas dos filmes em questão.
3. Realização de debates com participação de alunos e convidados sobre os temas estudados.
PROGRAMAÇÃO
CLIENTELA / PÚBLICO-ALVO
Pessoas interessadas em psicologia, mitologia, literatura, cinema e quadrinhos.
AVALIAÇÃO
1. Frequência
2. Participação nas aulas
3. Trabalho escrito e/ou gráfico ao final do curso.
RESUMO DA AÇÃO
BIBLIOGRAFIA
GAIMAN, Neil & KUBERT, Adam. O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? (Whateverhappened to the Caped Crusader?)
MILLER, Frank. O Cavaleiro das Trevas (The return of the Dark Knight).
MILLER, Frank & LEE, Jim. Grandes Astros: Batman e Robin (All – Star Batman and Robin,the Boy Wonder).
MILLER, Frank & MAZZUCCHELI, David. Batman: Ano Um (Batman: Year One).
MOORE, Alan & BOLLAND, Brian. A piada mortal (The killing joke).
MORRISON, Grant & McKEAN, Dave. Asilo Arkham – uma séria casa em um sério mundo(Arkham Asylum – a serious house in a serious earth).
O´NEILL, Dennis & ADAMS, Neal. Contos do demônio (Tales of the demon).
FILMOGRAFIANOLAN, Christopher. Batman Begins. 2005. Warner Bross Pictures.______. Batman: o Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight). 2008. Warner Bross Pictures.
BURNS, Kavin. Batman desmascarado: a psicologia do Cavaleiro das Trevas (Batmanunmasked: the psycology of the Dark Knight). History Channel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com