terça-feira, 19 de abril de 2011

I Seminário: 'Deficiência Visual Associada à Deficiência Múltipla

No último dia 22 de março, as alunas do Instituto Hélio Góes (Reabilitação) Carmen Menezes e Fátima Queiroz participaram na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do I Seminário: Deficiência Visual Associada à Deficiência Múltipla.
Durante o evento foram desenvolvidas palestras no turno da manhã e tarde onde as alunas tiverams a oportunidade de assistir relatos de experiências de profissionais de várias áreas que estão desenvolvendo ao longo de vários anos pesquisas e trabalhos no tema em questão.

Citamos aqui algumas das palestras:

Profa. Ms. Ayola Cuesta Palácios - Consultora da Fundação Hilton Perkins para a América Latina - "A Intervenção Precoce junto à criança com deficiência múltipla: ações com a família e a comunidade".

Profa. Dra. Maria Amélia de Almeida - Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial - "A abordagem ecológica com ênfase no currículo funcional".

Profa. Ms. Shirley Maia - Doutoranda em Psicologia e Educação pela USP/ Diretora Educacional da AHIMSA - "Deficiência Múltipla: desafios e conquistas na atualidade".

Profa. Ms. Heloisa Maria Zanella Goodrich - Mestre em Artes pela Universidade do Alabama-EUA.Coordenadora da Clínica TOI (Terapia Ocupacional Infantil) - "A integração sensorial como recurso de intervenção com a criança com deficiência múltipla".

Profa. Dra. Débora Deliberato - Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós graduação em Educação da Unesp de Marília - "A importância da linguagem para o estabelecimento da comunicação em crianças com deficiência múltipla".

Profa. Ms. Maria Emília Briant - Mestre em ciências FMUSP/especialista em Intervenção Precoce PUCSP/ Terapeuta Ocupacional da Laramara - " Desafios e avanços na intervenção com a criança com deficiência múltipla na instituição especializada: relato de experiência".

Ft. Ana Paula Nogueira - Especialista em Intervenção em Neuropediatria UFSCAR/ Especialista em Fisioterapia Pediátrica HCFMUSP/ Fisioterapeuta da Laramara - Centro de Tecnologia Adaptada "Mara Gabrilli": construindo possibilidades para a criança com deficiência visual associada à deficiência múltipla.

Houve o lançamento do livro "A Deficiência visual associada à deficiência múltipla e o atendimento educacional especializado: encarando desafios e construindo possibilidades", bem como, a exposição realizada pelo Memorial da Inclusão, onde obras de arte estavam disponíveis de forma acessível aos deficientes visuais.

Muito interessante foram as obras de Cândido Portinari onde mostrava detalhes de sua casa de várias de suas obras artísticas.
"Foi muito gratificante termos participado deste evento."

Confira o evento:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com