quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ceará é Estado que mais cumpre lei de cotas

O Ceará é o Estado cuja população com deficiência está mais inserida no mercado de trabalho por conta de ações fiscais, de acordo com levantamento do Espaço da Cidadania.

Das 29,3 mil pessoas com deficiência, 13,2 mil estão trabalhando, equivalente a 45,3% do total. Já Santa Catarina ficou com a última posição no ranking com apenas 3,4% das 30,2 mil pessoas com deficiência em idade economicamente ativa empregadas. São Paulo, por sua vez, tem 43,5% das pessoas com deficiência em idade ativa empregadas por conta de ações fiscias, de acordo com a pesquisa.

O Estado tem o maior número de pessoas com deficiência do Brasil: 246,4 mil. O Paraná com o segundo maior número de pessoas com deficiência do Brasil (45,2 mil) ficou na penúltima posição, com apenas 4,1% delas empregadas.

Muito melhor do que a vizinha Santa Catarina, o Rio Grande do Sul ficou com a quarta posição com 42,8%. No quinto lugar ficou o Amazonas. O Estado nortista tem 36,7% de sua população com deficiência empregada, total de 5,3 mil de um universo de 14,5 mil.

"Impressiona que Estados mais ricos tenham baixa inserção de pessoas no mercado de trabalho enquanto outros, como o Ceará na primeira posição, têm mostrado números positivos", afirma o gerente de inclusão e capacitação da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), Marcelo Vitoriano.

O Brasil como um todo tem apenas 23,8% das 851 mil pessoas com deficiência empregadas. Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com