quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cegos de Caruaru testam acessibilidade na Paixão de Cristo

Nesta quinta-feira (14), um grupo de 15 cegos de Caruaru irão testar na pré-estreia do maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo, em Fazenda Nova, o serviço inédito na apresentação do espetáculo: trata-se da áudio descrição. Uma parceria do Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dirigida por Laura Gomes, a Universidade Federal de Pernambuco, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, e a Prefeitura de Caruaru, fazendo parte do Projeto Paixão pela Acessibilidade, em sintonia com campanha nacional de Acessibilidade.

Eles foram convidados para conferir o funcionamento de aparelhos de rádio, que transmitirão a voz de profissionais da UFPE, áudio descritores, narrando detalhes de movimento, cena, ambiente, cenografia, de maneira a facilitar a interação deles com o espetáculo, mesmo sem contar com a visão. O teste serve como preparativo para o atendimento de um grupo maior de deficientes visuais, um total de 50, já agendados através de entidades do segmento, para vivenciar a primeira apresentação aberta da temporada, marcada para esta sexta-feira, 15. A ação educativa, segundo Laura, busca sensibilizar a sociedade para a importância da garantia de acesso a pessoas com deficiência, a eventos festivos e culturais.

Na Paixão do Recife, próximo dia 20, a ação será realizada com um grupo de 50 pessoas com deficiência auditiva. Elas contarão com assentos reservados em área vip, garantidos pela produção do espetáculo e serviços de intérpretes de libra, da equipe da secretaria da SEAD - superintendência de apoio à pessoa com Deficiência, da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado. O governo de Pernambuco implantou em parceria com a prefeitura do Recife e com o apoio do Conselho Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência - CONAD - o Camarote da Inclusão, no Desfile do Galo da Madrugada. A secretária Laura Gomes adianta que novas ações serão promovidas para o São João em Caruaru.

Fonte: blog da folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com