sábado, 2 de abril de 2011

Bengala inteligente vai ajudar cegos a se orientar

Pesquisadores brasileiros estudam o uso de vibrações para passar informações pelo tato a deficientes visuais. A técnica poderá ser empregada em bengalas para cegos

Pesquisadores brasileiros estudam o uso de vibrações para passar informações pelo tato a deficientes visuais. A técnica poderá ser empregada em bengalas para cegos

A nova técnica poderá ser empregada em bengalas para cegos, melhorando a percepção que a pessoa tem do ambiente e seu equilíbrio ao caminhar.


São Paulo — Um único dedo em contato com uma superfície fixa melhora o controle postural – e, consequentemente, o equilíbrio de uma pessoa privada da visão. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram demonstrar que a aplicação de uma vibração aleatória à superfície de contato resulta em uma estabilidade postural ainda melhor. A técnica poderá ser usada em bengalas para cegos, melhorando a percepção tátil que a pessoa tem do ambiente e sua postura ao caminhar.


A pesquisa, realizada no Laboratório de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica da USP, sugere que a vibração amplifica os sinais táteis que chegam ao cérebro, que se beneficia da amplificação para melhorar o desempenho motor. Segundo os autores, o estudo abre caminhos para futuras aplicações em reabilitação de pacientes com deficiências físicas.


O estudo foi parte do doutorado de Fernando Magalhães, que está sendo realizado com Bolsa da Fapesp no Programa de Pós-Graduação em Neurociências da USP, sob orientação do professor André Fábio Kohn. Os resultados foram publicados na revista Experimental Brain Research.


Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com