sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Deficientes visuais celebram a formatura de cães-guia


Uma formatura diferente das convencionais aconteceu na última semana no balnerário Camburiú (SC). E, como de costume, os responsáveis pareciam mais felizes do que os próprios graduandos. Em sua colação, Max, Fita e Rama ganharam a certificação de cães-guia pela Hellen Keller, escola especializada em treinamento de cães para deficientes visuais. O curso é o único do tipo no Brasil reconhecido pela Federação Internacional de Escolas de Cães-Guia, baseada na Inglaterra.

Os animais, mestiços de golden retriever com labrador, passaram por um treinamento de 20 meses e foram habilitados para o auxílio de pessoas com deficiências visuais. Até aí nenhuma novidade, cães-guias são utilizados no auxílio para a locomoção de deficientes há quase cem anos. A diferença está no custo. Ao invés de terem de ir para os Estados Unidos e arcar com os custos de passagem e com o cão (US$7 mil), os deficientes recebem o benefício a custo zero – e no Brasil. Os valores são bancados por empresas patrocinadoras como fabricantes de ração e outros equipamentos associados à manutenção dos cães. A escola ainda fica responsável pela alimentação e cuidados com os animais.

Os cães foram doados a deficientes selecionados com base em afinidades físicas e de personalidade. Para o instrutor Fabiano Pereira, 36, a formatura é uma oportunidade das pessoas conhecerem o trabalho da escola e se sensibilizarem com a causa. O principal desafio agora é aumentar o número de instrutores plenamente capacitados para que mais cães possam ser treinados e mais deficientes beneficiados. A Hellen Keller também está sendo avaliada para que seja considerada membro da Federação Internacional. Dessa forma, poderá receber auxílio técnico e financeiro de um fundo mundial. No momento, nove cães guias estão sendo treinados, quatro já estão em processo de adaptação com os futuros donos. No Brasil, existem cerca de 5,4 milhões de pessoas com perda visual severa e apenas 70 cães-guias treinados. Max, Fita e Rama foram os primeiros a serem treinados com certificação internacional.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com