terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atividade Pedagógica

Esta postagem tem como objetivo ajudar professores a inovar e planejar suas aulas, onde todos os alunos tenham participação e integração, independentemente de qualquer deficiência.

Criatividade, sensibilidade, planejamento, conhecimento e organização, dentre outros, são elementos essenciais na prática pedagógica, que fazem toda a diferença para a aquisição da aprendizagem dos alunos.

A professora do 1° ano do Instituto Hélio Góes, Hérika Fernandes trabalhou em sala de aula com seus alunos a disciplina de Português com o conteúdo as palavras com rr - palavra-chave: barraca.
Conheça a metodologia que a professora aplicou para uma sala que tem alunos cegos totais e de baixa visão:
Disciplina: Português
Conteúdo: Palavra com rr - Palavra-chave: barraca

Objetivo: Conhecer as palavras formados com rr e os sons da junção dessas duas letras. Proporcionar a integração e a imaginação dos alunos através da contação de histórias

Estratégias: Montar a barraca com ajuda dos alunos. Explanar a barraca com os olhos e mãos e explicar a sua utilização. Contar uma história sobre acampamento, onde podemos usar a barraca, e durante este momento ir tirando vários objetos de dentro da barraca que servirão para complementar a história. Depois, distribuir fichas com palavras com rr, e os alunos irão procurar os pedacinhos das palavras que estão pregados na barraca (seja ela com o tato ou com a visão) e formar a sua palavra.
Recursos: barraca, objetos (mochila, lanterna...) e fichas de palavras (em tinta e em braille)
Confira os melhores momentos:











Um comentário:

  1. “Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”


    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com