terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LianeTTS – acessibilidade para deficientes visuais

O LianeTTS é um software livre para as plataformas Linux e Windows.

A Biblioteca do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, disponibilizou, para uso da sociedade, o programa de computador LianeTTS. Trata-se de uma solução desenvolvida em parceria com UFRJ, de um sintetizador de voz, que transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com visão subnormal utilizem o computador com mais facilidade e conforto. O aplicativo começa a funcionar assim que o usuário com necessidades visuais faz o login na máquina.

O uso deste programa pode ser de grande utilidade para a biblioteca, visto que a missão é proporcionar material e ambientes de leitura, e assim teremos mais um aliado para o processo de inclusão de pessoas que tem restrições quanto à leitura nos meios normais de acesso.

O LianeTTS é um software livre para as plataformas Linux e Windows. Os arquivos para instalação e o manual estão disponível para download na página do Serpro:
LianeTTS_Linux.tar.gz (ambiente Linux)
LianeTTS_Windows.zip (ambiente Windows)

Qualquer dúvida basta entrar em contato pelo seguinte e-mail: lianetts@serpro.gov.br e em breve, estará disponível no Portal do Software Público Brasileiro.

Dessa forma, esperamos contribuir para ampliar o acesso a informação, papel preponderante da biblioteca.
Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com