domingo, 29 de janeiro de 2012

Empresa cria lentes de contato que reproduzem imagens e conteúdos em 3D

Através de minúsculos monitores integrados ao produto, lentes permitem a visualização de figuras digitais e de realidade aumentada.

Não é de hoje que podemos acompanhar uma série de produtos-conceito voltados para projeção de conteúdo visual, mais especificamente óculos e lentes de contato com a capacidade de reproduzir imagens bem diante dos nossos olhos.

Anteriormente, você viu aqui no Olhar Digital que pesquisadores da Universidade de Washington criaram uma espécie de antena acoplada a uma lente computadorizada que permite a leitura de e-mails, como também ser usada em dispositivos de games ou sistemas de navegação. Outra invenção veio da mesma faculdade, que recriou o olho do "Exterminador do Futuro" para possibilitar a transmissão de textos e imagens sem a necessidade de telas ou periféricos.

Agora, a Innovega, uma empresa com sede também em Washington, EUA, anunciou aquele que promete trazer de vez a ficção científica para a realidade. O iOptik é, na verdade, um par de lentes de contato que, além de dispensar o uso dos óculos, permitem a visualização de imagens virtuais e de realidade aumentada em 3D sem o uso de qualquer aparelho, mas sim através de minúsculos monitores integrados ao produto.

Pelo fato das figuras serem tão pequenas, o conteúdo pode ser alojado em uma grande quantidade de objetos, e o poder de transmissão das lentes poderia ser potencializado quando usadas em conjunto com um óculos de sol, por exemplo. Dessa forma, a visualização em terceira dimensão permite imagens semelhantes àquelas vistas em um filme de cinema ou jogo de videogame, por exemplo.

A tecnologia por trás da iOptik é bem simples: filtros embutidos nas lentes são concentrados nos micro-displays que, ao entrarem em contato com os globos oculares, ampliam as figuras em um tamanho adequado à visão, como se a pessoa estivesse assistindo a um programa de TV. A resolução do conteúdo não é afetado, independentemente do quão pequena seja a imagem.

Contudo, vale lembrar que não foi informado se o uso dessas lentes pode provocar efeitos negativos nos olhos, se usadas a longo prazo. Além disso, ainda não foi divulgado o valor exato que a iOptik será vendida. Mas, especula-se que não será tão mais cara que as lentes de contato convencionais. Estima-se que elas estarão ao alcance de todos no mercado em cerca de dois ou três anos.

Fonte: Vejam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com