segunda-feira, 26 de março de 2012

BRASILEIRO DE FUTEBOL PARA DEFICIENTES VISUAIS

CURITIBA IRÁ SEDIAR CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL PARA DEFICIENTES VISUAIS EM NOVEMBRO DE 2012


- A cidade de Curitiba irá sediar neste ano duas competições esportivas voltadas a pessoas com deficiência visual total ou parcial. No mês de novembro, a capital paranaense sediará a Copa Brasil de Futebol de Cinco (adaptado a pessoas com deficiência visual total) e a Copa Brasil de Futebol B2 e B3 (voltado a pessoas com deficiência parcial de visão). Os detalhes para a realização dos jogos na cidade foram definidos na tarde desta quarta-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).
- Participaram da reunião o Secretário Municipal de Esportes, Marcelo Richa, o Secretário de Estado dos Esportes, Evandro Rogério Roman, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais, Sandro Soares, o Coordenador Estadual do Paradesporto, Decio Calegari, e representantes da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (ADEVIPAR).
- No encontro, ficou garantida a realização dos jogos em Curitiba, numa parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura Municipal e a ADEVIPAR. A competição irá reunir na cidade cerca de 300 atletas, de 12 estados, que se classificam para o campeonato nacional após a realização, durante o ano, de torneios regionais.
- “O objetivo da reunião foi definir detalhes para a realização da Copa Brasil aqui no Paraná. Tivemos um resultado altamente positivo, com as secretarias municipal e estadual apoiando a ideia e garantindo a realização dos jogos em Curitiba”, destacou o representante da diretoria da ADEVIPAR, Mario Sergio Fontes.
- De acordo com o Secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Richa, a realização dos jogos integra o objetivo de fazer da capital palco das principais competições esportivas do país. “Discutimos uma importante parceria entre o governo do Paraná, a prefeitura de Curitiba e a ADEVIPAR. A realização dos jogos traz um importante trabalho de integração social das pessoas com deficiência visual, além de trazer a Curitiba mais uma vez um grande evento esportivo”, afirmou.
- Esta é a segunda vez que Curitiba sedia a Copa Brasil de Futebol voltado a pessoas com deficiência visual. A primeira vez que a cidade recebeu o encontro foi em 1985, ano em que a seleção paranaense conquistou pela primeira vez o título do torneio. O Paraná disputa em 2012 o tetracampeonato da competição – foi campeão também em 1990 e em 2001. Ano passado, a competição foi disputada em João Pessoa.
- “O esporte é uma maneira de inclusão e agente fortalecedor da personalidade e da conduta da pessoa cega. Então, organizar um evento desse é uma alternativa de valorizar essas pessoas”, ressaltou o presidente da CBDV, Sandro Soares.
- O Secretário de Estado dos Esportes, Evandro Rogério Roman, salientou que o Paraná quer estimular o crescimento das modalidades do paradesporto e a realização da Copa Brasil segue esse compromisso do Governo do Estado de se tornar referência nacional em modalidades paradesportistas, com a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, além de programas para capacitação de profissionais especialistas nessas atividades.
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá - COM/SEES - Patrícia Bahr - comunicação@sees.pr.gov.br - 41 3361 6535

Fonte: Bol Notícias

2 comentários:

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com