terça-feira, 13 de março de 2012

Cinco mil bibliotecas vão receber livros para deficientes visuais

Cinco mil bibliotecas de todo país vão receber livros feitos especialmente para crianças com deficiência visual. O repórter Walace Lara mostra como isso é importante para quem está aprendendo a ler.

Até o fim de março, 35 mil livros vão sair da gráfica com endereço certo. Cinco mil bibliotecas publicas e de associações de todo o país. São obras para crianças com deficiência visual. Cleide Severiano faz a revisão de cada página. E imagina a reação dos pequenos leitores. “A criança cega pergunta qual é a sensação de ler. Ela vai ver como é também. Ela vai ver que pode ler como uma pessoa que enxerga também”.

Os dez títulos publicados serão entregues de graça, pela gráfica Dorina Nowil, a maior gráfica de livros para cegos da América Latina.

A iniciativa surgiu depois que o Ministério da Cultura divulgou um dado impressionante: apenas 9% das bibliotecas públicas têm livros destinados a deficientes visuais.

As bibliotecas estão recebendo obras da literatura infantil. São livros repletos de ilustração com uma representação em braile, assim as crianças podem reconhecer as figuras.

Cada biblioteca vai receber sete livros, é pouco, mas já é um começo. “A ideia é que a gente estimule estas bibliotecas e desperte nelas a intenção de atender as pessoas com deficiência, assim como atendem as pessoas que enxergam”, afirma Susi Maluf, da Fundação Dorina Nowil.

Para os pais, esse é mais um passo para a inclusão social.


Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com