quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março foi a data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International para tornar mais visíveis ações e lutas de pessoas em nome do respeito e igualdade em relação aos portadores da Síndrome de Dowm. A homenagem foi feita em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3), responsável pela síndrome. De acordo com estudos científicos, o ser humano possui 46 cromossomos, mas as pessoas com Síndrome de Down possuem 47; um a mais no par de número 21. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do 21.

A presença de um cromossomo a mais é determinada por um acidente genético. Pode ocorrer com qualquer casal, independente da faixa etária e herdada em poucos casos. A síndrome de Down não é um defeito nem uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças.
Em Lafaiete, a Associação Viva Down realiza trabalhos que visam a esclarecer, informar e divulgar as inúmeras capacidades das pessoas com Síndrome de Down. A Associação Viva Down está localizada na rua Vítor Purri , 319, bairro São João, em Conselheiro Lafaiete e está inscrita no CNPJ sob o n° 08.704.288/001-97. Mais informações pelo telefone (31) 8801 1459. De acordo com os responsáveis pela entidade, doações para ajudar a manter o trabalho da Viva Down podem ser feitas por depósito na conta da entidade na agência 0127 da Caixa Econômica Federal, conta 137160 – 9, OP: 013

Saiba mais...
Caro leitor,
O vídeo abaixo foi veiculado no dia 18/03 pelo Programa Fantástico da TV Globo

Por que 21 de março?

O dia foi escolhido pela organização Síndrome de Down Internacional, (http://www.worlddownsyndromeday.org/), em alusão aos três cromossomos no par de número 21, que as pessoas com síndrome de Down possuem. Daí o dia 21/3.

A data, que foi instituída em 2006, ficou conhecida no ano passado, quando uma série de eventos foram realizados em todo Brasil, entre eles, uma audiência pública sobre Síndrome de Down no Senado Federal com a presença do jogador Romário, sua esposa Isabella e a filha mais nova, Ivy.

Este ano o Brasil tem muitos avanços a comemorar e pode dar um belo exemplo ao resto do mundo. Entre eles o aumento do número de matrícula de crianças com Síndrome de Down incluídas na rede regular de ensino, junto com todas as outras crianças.


Fonte: DeficienteCiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com