sábado, 31 de julho de 2010

Grafia Braille - Formação Continuada a Distância‏

Formação Continuada
Grafia Braille
"Semeando Leitores e Escritores Competentes" - 120hs
Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Inscrições Abertas
Plano especial Gpec para
Rede Pública e Estudantes - Consulte-nos!
Descrição
A aprendizagem é um desafio, uma aventura pessoal e intransferível. Num mundo em mudanças não podemos nos deixar levar pela correnteza: é preciso escolher o próprio caminho e dar significado à vida. Educadores devem iluminar a estrada daqueles que se envolvem em nossa jornada.
O atendimento a Dificuldades de Aprendizagem abrange uma grande variedade de áreas do conhecimento e, portanto, abarca questionamentos constantes na construção de sua instrumentalização para proporcionar eficácia nos resultados.
São muitos os avanços atuais que podem contribuir para que as dificuldades de aprendizagem não aconteçam... Mas, elas estão aí! Vamos promover o indivíduo, com suas diferenças e singularidades, abrir espaço para mudanças, desenvolvendo autorias próprias de pensamento nessas discussões, que dependem de sua vontade de transformar a Educação
Objetivos
Discutir, a partir dos referenciais da Psicopedagogia em suas interfaces multidisciplinares, as possibilidades de intervenção psicossocioeducativa nas dificuldades de aprendizagem, estabelecendo aportes para pais, educadores e psicopedagogos, na atualidade.
Serão abordados: Principais Distúrbios Neuropsicológicos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Disfasia, Disartria, Dislalia, TDA Transtorno de Déficit de Atenção e TDAH –Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.
Conteúdo Programático – 120 horas
Módulo 1 - Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem: interlocuções. Os desafios da globalização e a Psicopedagogia na atualidade
Breve histórico sobre o campo de atuação psicopedagógico e suas interlocuções como área de conhecimento facilitadora dos processos do aprender e do ensinar, num momento atual de globalização, em que diversas mudanças ocorrem constantemente e precisam ser assimiladas.
Módulo 02 - Dificuldades de Aprendizagem: conceitos e discussões teóricas e práticas.
Avaliação escolar e programação de atividades nos dias de hoje: discussão. Conceitos e discussões teóricas e práticas, focados no trabalho com as dificuldades de aprendizagem. Multidisciplinaridade e Ecologia social. Resiliência.
Módulo 03 - Dificuldades de Aprendizagem e Fracasso Escolar: desafios aos educadores. O processo de “aprender”.
Principais desafios que as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar lançam para os educadores. Como ocorre o processo de aprendizagem.
Módulo 04 - Dificuldades de Aprendizagem, sujeito aprendente, família, escola e ensinantes: proposições reflexivas.
Complexas relações entre o sujeito aprendente, família, escola e ensinantes. A família de hoje.
Módulo 05 - Comportamento sócio-emocional do aprendente e o Aprendizado. Bullyng. Stress e Aprendizagem. Burnout e o profissional em educação.
Como se apresenta o aprendente com Dificuldades de aprendizagem na escola, na família e em suas relações com os seus ensinantes (pais e educadores). Alguns distúrbios de comportamento na atualidade, suas conseqüências e como lidar.
Módulo 06 - Sono e Aprendizagem
Principais fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem relacionadas ao sono. Como identificar e lidar com o sono, como processo básico de equilíbrio e qualidade de vida. A internet e a televisão na Educação.
Módulo 07 - Aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Desenvolvimento infantil e prevenção de distúrbios de aprendizagem. Brincadeira, arte, música e meio ambiente.
Principais causas presentes nas manifestações das dificuldades de aprendizagem e a necessidade de prevenção.
Módulo 08 - Principais Distúrbios Neuropsicológicos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Disnomia, Disfasia, Disartria, Dislalia, TDA Transtorno de Déficit de Atenção e TDAH –Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Síntese com as principais dificuldades elencadas e procedimentos recomendados.
Módulo 09 - Fatores envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem: Identificação e Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem. O aluno especial.
Principais fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem e as possibilidades de identificação e avaliação das mesmas. O atendimento do aluno especial.
Módulo 10 - Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem: possibilidades.
Algumas modalidades de diagnóstico e intervenção nas dificuldades de aprendizagem, a partir de uma abordagem sistêmica e multireferenciada.
Módulo 11 - Modalidades de Atendimento Psicossocioeducativo e Serviços para aprendentes com Dificuldades de Aprendizagem. Psicomotricidade na Educação.
As modalidades de atendimento psicossocioducativo e serviços para aprendentes com dificuldades de aprendizagem. O corpo de reabilitação.
Módulo 12 - Práticas educativas e Mediação da Aprendizagem para o sucesso escolar: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva.
O conceito de EAM Experiência de Aprendizagem Mediada; práticas educativas para o sucesso escolar; a Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein.
Autoria - Coordenação - Tutoria
Autora e Professora - Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
Psicóloga, com especialização em Psicologia Clínica, Psicopedagogia e Educação Especial. Mestre em Psicologia Escolar e Educacional (PUC-C). Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho (USP). Professora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia, PUC Minas, Poços de Caldas. Membro do Grupo de Estudos Avançados do Sono do HC/FMUSP. Consultora ad Hoc da Revista de Psicopedagogia (Associação Brasileira de Psicopedagogia). Membro da Academia Poços-caldense de Letras e da Comissão Municipal de Cultura. Autora e editora de diversos livros sobre Neuropsicologia e Aprendizagem e Presidente de Congressos Interdisciplinares sobre saúde e educação [www.ribeirodovalle.com.br ]
Tutora e professora – Renata Araújo Farias Rodrigues
Formação em Psicanálise Clinica /IHPC - Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional / Simonsen - Graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar e Supervisão Escolar / Univercidade. Atividades regulares: Atendimento Psicopedagogico Clinico - Mediadora de Crianças Especiais em ambiente escolar - Home Care para atividade social e educacional de criança portadora de Síndrome de Down, Autismo,TDAH e Problemas de aprendizagem,Hiperatividade entre outros - Palestrante na Sociedade Educacional Monteiro Lobato - Palestrante na Universidade da Criança
- Coordenadora do Grupo Bate Papo Amigos do Autismo de Nova
Iguaçu.
[http://www.renataaraujorj.com.br/]
Coordenadora Pedagógica Gpec - Patricia Limaverde Nascimento
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo. Doutorando em Educação. Atualmente também faz parte do corpo docente da UCB em Brasília-Df.
Suporte de Relacionamento - Gisela Zampelli
Suporte técnico 1 – Avate
Suporte técnico 2 – Janaina Corrêa
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 120 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline.
O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Estimativa de realização integral: 03 meses.
Requisitos Necessários
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fóruns de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico por e-mail e por skype para auxiliar os inscritos na navegação.
Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.
Os cursos on-line oferecidos pela GPEC são reconhecidos como cursos livres. A empresa GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos. O certificado da Gpec tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.
Valor
Este curso possui um investimento total de R$ 150,00 (Cento e cinquenta Reais)
Formas de Inscrição e Pagamento
Temos tres opcoes de inscricao e pagamento:
1- Parcelado no cartao de credito (Cartao VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- A vista atraves de pagamento on-line ou Boleto Bancario
O pagamento e realizado atraves do PagSeguro, que aceita cartoes de credito, debito automatico em conta ou boleto bancario. Esse tipo de pagamento e totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: http://www.gpeconline.com.br/ e localize o curso em nossa pagina.
Voce encontrara um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrira uma janela de formulario.
Apos digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecera o seu endereco e as opcoes de pagamento para realizar a sua inscricao.
A sua inscricao e seu cadastro serao efetivados e apos a confirmacao de seu pagamento voce recebera por e-mail as instrucoes necessarias para acessar a plataforma de ensino deste curso.
Os seus dados serao mantidos em sigilo absoluto e nao ficarao a disposicao da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro e rapido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento voce recebera o comprovante da ordem de servico por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancario da Caixa Economica com seus dados para pagamento em ate 2 vezes sem juros.
Para esta opcao, voce devera enviar por e-mail:
Nome completo
Endereco completo com CEP
CPF
Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agencia bancaria e em casas lotericas. Nao ha necessidade de enviar qualquer tipo de comprovante, pois nosso sistema identifica automaticamente a operacao.
Qualquer duvida ou maiores esclarecimentos escreva para: gpec@gpeconline.com.br
Atenciosamente
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educacao”
GPEC - GRUPO DE PRODUCAO EM EDUCACAO & CULTURA LTDA
Sao Paulo – SP
11 – 3782-0635 e 8602-7107
http://www.gpeconline.com.br/
Enviado por Andréia Barros - SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com