terça-feira, 22 de março de 2011

Programa permite tetraplégicos digitarem com os olhos


Velocidade de escrita varia de 40 segundos por letra até 0,9 segundos, depois de bastante prática.

Uma inovação tecnológica está sendo apresentada a CeBIT Conferences, a maior feira de Tecnologia da Informação (TI) do mundo, que está sendo realizada em Hannover – Alemanha. A empresa Guger Technologies está apresentando o sistema intendiX, que tem como principal função permitir que pessoas com limitações de movimento possam escrever mensagens apenas com o movimento do olhos, inclusive em redes sociais.

O sistema intendiX é composto por uma touca maleável equipada com dezenas de eletrodos eletroencefalográficos, um amplificador de ondas cerebrais portátil e um aplicativo que analisa e decodifica as informações captadas pelos eletrodos.

Para escrever uma mensagem o deficiente deverá olhar para cada uma das letras em um teclado exibido na tela e, em seguida, o software fara com que as colunas de caracteres pisquem na tela até que o cérebro reaja com o piscar da coluna que contém a letra escolhida. O mesmo processo será feito com a linha de caracteres e assim exibe o resultado da escolha. O processo demora 40 segundos por letra, no início do processo de aprendizagem, e depois pode chegar a 0,9 segundo por letra.

Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com