sábado, 31 de julho de 2010

Grafia Braille - Formação Continuada a Distância‏

Formação Continuada
Grafia Braille
"Semeando Leitores e Escritores Competentes" - 120hs
Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Inscrições Abertas
Plano especial Gpec para
Rede Pública e Estudantes - Consulte-nos!
Descrição
A aprendizagem é um desafio, uma aventura pessoal e intransferível. Num mundo em mudanças não podemos nos deixar levar pela correnteza: é preciso escolher o próprio caminho e dar significado à vida. Educadores devem iluminar a estrada daqueles que se envolvem em nossa jornada.
O atendimento a Dificuldades de Aprendizagem abrange uma grande variedade de áreas do conhecimento e, portanto, abarca questionamentos constantes na construção de sua instrumentalização para proporcionar eficácia nos resultados.
São muitos os avanços atuais que podem contribuir para que as dificuldades de aprendizagem não aconteçam... Mas, elas estão aí! Vamos promover o indivíduo, com suas diferenças e singularidades, abrir espaço para mudanças, desenvolvendo autorias próprias de pensamento nessas discussões, que dependem de sua vontade de transformar a Educação
Objetivos
Discutir, a partir dos referenciais da Psicopedagogia em suas interfaces multidisciplinares, as possibilidades de intervenção psicossocioeducativa nas dificuldades de aprendizagem, estabelecendo aportes para pais, educadores e psicopedagogos, na atualidade.
Serão abordados: Principais Distúrbios Neuropsicológicos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Disfasia, Disartria, Dislalia, TDA Transtorno de Déficit de Atenção e TDAH –Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.
Conteúdo Programático – 120 horas
Módulo 1 - Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem: interlocuções. Os desafios da globalização e a Psicopedagogia na atualidade
Breve histórico sobre o campo de atuação psicopedagógico e suas interlocuções como área de conhecimento facilitadora dos processos do aprender e do ensinar, num momento atual de globalização, em que diversas mudanças ocorrem constantemente e precisam ser assimiladas.
Módulo 02 - Dificuldades de Aprendizagem: conceitos e discussões teóricas e práticas.
Avaliação escolar e programação de atividades nos dias de hoje: discussão. Conceitos e discussões teóricas e práticas, focados no trabalho com as dificuldades de aprendizagem. Multidisciplinaridade e Ecologia social. Resiliência.
Módulo 03 - Dificuldades de Aprendizagem e Fracasso Escolar: desafios aos educadores. O processo de “aprender”.
Principais desafios que as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar lançam para os educadores. Como ocorre o processo de aprendizagem.
Módulo 04 - Dificuldades de Aprendizagem, sujeito aprendente, família, escola e ensinantes: proposições reflexivas.
Complexas relações entre o sujeito aprendente, família, escola e ensinantes. A família de hoje.
Módulo 05 - Comportamento sócio-emocional do aprendente e o Aprendizado. Bullyng. Stress e Aprendizagem. Burnout e o profissional em educação.
Como se apresenta o aprendente com Dificuldades de aprendizagem na escola, na família e em suas relações com os seus ensinantes (pais e educadores). Alguns distúrbios de comportamento na atualidade, suas conseqüências e como lidar.
Módulo 06 - Sono e Aprendizagem
Principais fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem relacionadas ao sono. Como identificar e lidar com o sono, como processo básico de equilíbrio e qualidade de vida. A internet e a televisão na Educação.
Módulo 07 - Aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Desenvolvimento infantil e prevenção de distúrbios de aprendizagem. Brincadeira, arte, música e meio ambiente.
Principais causas presentes nas manifestações das dificuldades de aprendizagem e a necessidade de prevenção.
Módulo 08 - Principais Distúrbios Neuropsicológicos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Disnomia, Disfasia, Disartria, Dislalia, TDA Transtorno de Déficit de Atenção e TDAH –Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Síntese com as principais dificuldades elencadas e procedimentos recomendados.
Módulo 09 - Fatores envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem: Identificação e Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem. O aluno especial.
Principais fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem e as possibilidades de identificação e avaliação das mesmas. O atendimento do aluno especial.
Módulo 10 - Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem: possibilidades.
Algumas modalidades de diagnóstico e intervenção nas dificuldades de aprendizagem, a partir de uma abordagem sistêmica e multireferenciada.
Módulo 11 - Modalidades de Atendimento Psicossocioeducativo e Serviços para aprendentes com Dificuldades de Aprendizagem. Psicomotricidade na Educação.
As modalidades de atendimento psicossocioducativo e serviços para aprendentes com dificuldades de aprendizagem. O corpo de reabilitação.
Módulo 12 - Práticas educativas e Mediação da Aprendizagem para o sucesso escolar: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva.
O conceito de EAM Experiência de Aprendizagem Mediada; práticas educativas para o sucesso escolar; a Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein.
Autoria - Coordenação - Tutoria
Autora e Professora - Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
Psicóloga, com especialização em Psicologia Clínica, Psicopedagogia e Educação Especial. Mestre em Psicologia Escolar e Educacional (PUC-C). Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho (USP). Professora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia, PUC Minas, Poços de Caldas. Membro do Grupo de Estudos Avançados do Sono do HC/FMUSP. Consultora ad Hoc da Revista de Psicopedagogia (Associação Brasileira de Psicopedagogia). Membro da Academia Poços-caldense de Letras e da Comissão Municipal de Cultura. Autora e editora de diversos livros sobre Neuropsicologia e Aprendizagem e Presidente de Congressos Interdisciplinares sobre saúde e educação [www.ribeirodovalle.com.br ]
Tutora e professora – Renata Araújo Farias Rodrigues
Formação em Psicanálise Clinica /IHPC - Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional / Simonsen - Graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar e Supervisão Escolar / Univercidade. Atividades regulares: Atendimento Psicopedagogico Clinico - Mediadora de Crianças Especiais em ambiente escolar - Home Care para atividade social e educacional de criança portadora de Síndrome de Down, Autismo,TDAH e Problemas de aprendizagem,Hiperatividade entre outros - Palestrante na Sociedade Educacional Monteiro Lobato - Palestrante na Universidade da Criança
- Coordenadora do Grupo Bate Papo Amigos do Autismo de Nova
Iguaçu.
[http://www.renataaraujorj.com.br/]
Coordenadora Pedagógica Gpec - Patricia Limaverde Nascimento
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo. Doutorando em Educação. Atualmente também faz parte do corpo docente da UCB em Brasília-Df.
Suporte de Relacionamento - Gisela Zampelli
Suporte técnico 1 – Avate
Suporte técnico 2 – Janaina Corrêa
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 120 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline.
O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Estimativa de realização integral: 03 meses.
Requisitos Necessários
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fóruns de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico por e-mail e por skype para auxiliar os inscritos na navegação.
Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.
Os cursos on-line oferecidos pela GPEC são reconhecidos como cursos livres. A empresa GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos. O certificado da Gpec tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.
Valor
Este curso possui um investimento total de R$ 150,00 (Cento e cinquenta Reais)
Formas de Inscrição e Pagamento
Temos tres opcoes de inscricao e pagamento:
1- Parcelado no cartao de credito (Cartao VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- A vista atraves de pagamento on-line ou Boleto Bancario
O pagamento e realizado atraves do PagSeguro, que aceita cartoes de credito, debito automatico em conta ou boleto bancario. Esse tipo de pagamento e totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: http://www.gpeconline.com.br/ e localize o curso em nossa pagina.
Voce encontrara um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrira uma janela de formulario.
Apos digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecera o seu endereco e as opcoes de pagamento para realizar a sua inscricao.
A sua inscricao e seu cadastro serao efetivados e apos a confirmacao de seu pagamento voce recebera por e-mail as instrucoes necessarias para acessar a plataforma de ensino deste curso.
Os seus dados serao mantidos em sigilo absoluto e nao ficarao a disposicao da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro e rapido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento voce recebera o comprovante da ordem de servico por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancario da Caixa Economica com seus dados para pagamento em ate 2 vezes sem juros.
Para esta opcao, voce devera enviar por e-mail:
Nome completo
Endereco completo com CEP
CPF
Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agencia bancaria e em casas lotericas. Nao ha necessidade de enviar qualquer tipo de comprovante, pois nosso sistema identifica automaticamente a operacao.
Qualquer duvida ou maiores esclarecimentos escreva para: gpec@gpeconline.com.br
Atenciosamente
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educacao”
GPEC - GRUPO DE PRODUCAO EM EDUCACAO & CULTURA LTDA
Sao Paulo – SP
11 – 3782-0635 e 8602-7107
http://www.gpeconline.com.br/
Enviado por Andréia Barros - SAC

terça-feira, 27 de julho de 2010

Projeto DVD Acessível entrega filmes totalmente acessíveis às pessoas com deficiência sensorial


Na última sexta-feira (23), o Projeto DVD Acessível, de autoria da Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará, Vera Lúcia Santiago, entregou à sociedade brasileira DVDs de filmes nacionais com os seguintes recursos de acessibilidade: título do filme em Braille, Audiodescrição, Menus com Audionavegação, Janela na Língua Brasileira de Sinais e Legendas para Surdos e Ensurdecidos.
Segundo Vera, tudo começou no ano 2000, quando foi indagada pelos surdos durante a realização da sua primeira pesquisa no Instituto dos Surdos do Ceará: - Quando é que eu vou poder ir pro cinema?” A partir daí, Vera passou a refletir sobre a necessidade de a pesquisa transcender os muros da universidade e mostrar sua viabilidade para a sociedade e, principalmente, para os produtores culturais do país. “É possível você tornar um filme acessível a baixo custo”, ressaltou a professora.

Além disso, Vera citou outras iniciativas que resultaram da sua pesquisa no campo da acessibilidade audiovisual. “Além do cinema, nós estamos com projetos no teatro... já fizemos cinco peças de teatro aqui em Fortaleza, sempre com o público deficiente visual prestigiando todas essas peças”, destacou a pesquisadora.

Por fim, a professora agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do projeto, bem como aos seus alunos, que participaram com entusiasmo desse projeto e envolveram-se com a questão da acessibilidade. “Além de tornar conhecido pros produtores culturais desse país a possibilidade da acessibilidade, nós que fazemos a Universidade Estadual do Ceará também estamos trabalhando na formação desses profissionais. Profissionais comprometidos com a pesquisa, com a acessibilidade e com a inclusão social que esse projeto proporciona”, finalizou Vera antes de iniciar a demonstração dos recursos de acessibilidade dos DVDs.

A SOLENIDADE

Realizada no Centro Cultural Oboé em Fortaleza, a solenidade foi marcada por momentos de muita emoção e contou com a presença de várias personalidades do Ceará, dentre elas, o cineasta cearense e presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, Rosemberg Cariry, que recebeu da Prof.ª Vera Santiago os primeiros exemplares dos DVDs Acessíveis que irão compor a videoteca de filmes nacionais acessível, uma iniciativa pioneira no Brasil. “Eu parabenizo você e sua equipe pelo excelente trabalho e coloco a minha obra à disposição... e fico muito feliz de poder contribuir... e ver nesse país gente realizando um trabalho de tamanha importância”, declarou o cineasta.

Representando a comunidade deficiente visual, esteve presente à solenidade, o Ilmo. Sr. Presidente da Associação dos Cegos do Ceará – ACEC, Antônio da Mota Teixeira, que recebeu com bastante entusiasmo os DVDs Acessíveis. “Será na verdade um prêmio pra nós deficientes visuais poder assistir filmes... em cenas silenciosas a gente já pode saber o que está acontecendo”, ressaltou Mota. A ACEC completará 25 anos em novembro próximo, atuando na educação e profissionalização dos cegos, e Mota pretende realizar uma mostra de filmes acessíveis durante as festividades. Outra entidade ligada às pessoas deficientes visuais que marcou presença no Centro Cultural Oboé foi a Sociedade de Assistência aos Cegos – SAC, representada pela Ilma. Sr.ª Maria Josélia Sá e Almeida. “Parabenizo a Vera por mais essa ferramenta de acessibilidade importantíssima que a gente tem em mãos aqui”, disse a Presidente da SAC.

Os representantes das instituições de assistência e educação de surdos, bem como os profissionais intérpretes de LIBRAS, participavam do Encontro Nacional dos Estudantes de Letras LIBRAS, evento que acontecia simultaneamente em Fortaleza, e, portanto, não puderam comparecer à solenidade.

O evento de lançamento do projeto contou ainda com as presenças da Ilma. Sr.ª Herbênia Gurgel, Diretora da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, que enalteceu a contribuição do projeto para a acessibilidade e o enriquecimento do acervo da biblioteca, e do Ilmo. Prof. Dr. Marcos Colares, Diretor do Centro de Humanidades da UECE juntamente com outros membros do corpo docente da universidade. “A pesquisa tem que ser acessível à sociedade”, ressaltou o Prof. Marcos.

Vale destacar ainda o apoio da Prefeitura de Fortaleza ao projeto, através da Secretaria de Cultura, representada pela Ilma. Sr.ª Fátima Mesquita. Segundo a Secretária, a Biblioteca Dolor Barreira também está buscando construir essa acessibilidade, e destacou: “A gente esta aí também pra contribuir”.

Após a belíssima apresentação do violonista, professor e regente da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará, Jorge Andrade, que abrilhantou a noite com singulares interpretações de “Asa Branca”, do compositor cearense Humberto Teixeira, e “While My Guitar Gently Weeps”, de George Harrison, e “Day Tripper” de John Lennon e Paul McCartney, ambas gravadas pela banda britânica The Beatles, os convidados assistiram a sessão avant-première do curta-metragem “Nas Asas do Coração”, documentário que narra uma singela e emocionante história de sonhos impossíveis e registra a primeira peça de teatro acessível às crianças com deficiência visual no Ceará.

Ao final, todos os presentes desfrutaram de um delicioso coquetel, servido na galeria do Centro Cultural Oboé, enquanto apreciavam as obras de renomados artistas plásticos brasileiros. Dentre os convidados, realçaram o evento com suas presenças o ator e diretor teatral Davidson Caldas, o ator e bailarino Graco Alves, e as jovens cineastas Sara Benvenuto e Marina Mapurunga, artistas que também contribuíram para o sucesso do projeto.

Além do Centro Cultural Oboé, o Núcleo de Línguas Estrangeiras das UECE e o Pinno’s Buffet apoiaram o evento.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia das Avós - 26 de Julho


Já se foi o tempo em que a imagem das avós estava somente ligada aos almoços de domingo, à velha cadeira de balanço, óculos na ponta do nariz, roupas de lã antiga, jeitinho manso de falar e histórias de quando os tempos eram diferentes. Hoje, mais do que nunca, as avós assumem um papel muito importante na educação de seus netos e também na sociedade.
No dia 26 de julho comemoramos o Dia da Vovó – figura que aos poucos, foi se adaptando e assumindo novo papel de importância dentro do seio familiar. Agora, a tarefa que antes era somente brincar, levar as crianças à escola, preparar coisas gostosas e contar casos divertidos, divide espaço com uma carreira, estudo e novas obrigações. Embora a figura das vovós esteja mudando, uma coisa não pode, nem deve ser alterada – a postura de “mãe mais madura”, que com sua experiência, consegue levar com facilidade e naturalidade a relação com as crianças, pois ela já está consciente de todos os acertos e erros cometidos com os filhos.
Existem muitos casos de vovós que trabalham fora, são executivas, e outras que deram um novo rumo à vida e voltaram a estudar em busca de novos conhecimentos. Elas não se intimidam e mostram que a principal ferramenta para alcançar seus sonhos e objetivos na vida é a força de vontade.
Parabéns a todas as vovós!

sábado, 24 de julho de 2010

Exposição "Caminhos do Cordel"

A exposição "Caminhos do Cordel - traga a França para os meus versos e leve meus versos para a França" está aberta no espaço SESC-CE IRACEMA, de 02 de Julho a 03 de Setembro de 2010 e recebe as visitas de escolas e grupos espontâneos nos horários de segunda a segunda das 8 às 21 horas, com a presença de mediadores das áreas de Letras e Artes Visuais.
O SESC-CE IRACEMA oferece também, durante o período da exposição, oficinas de Cordel e Xilogravura.

As oficinas serão em datas de Julho e Agosto, ministradas por importantes personagens da nossa cultura Popular, Klévison Viana e João Pedro do Juazeiro.

Seguem abaixo o calendário das oficinas;

CORDEL; dias 27, 28 e 29
9 às 11 e 14 às 17 - Turmas com máximo de 50 pessoas.
Com Klévison Viana

XILOGRAVURA; dias 11, 12 e13
9 às 11 e 14 às 17 - Turmas com máximo de 50 pessoas
Com João Pedro do Juazeiro

Incrições:
Através do email:
www.expcaminhosdocordelsesc.ce@gmail.com
ou telefones - 32522215 -Sesc Iracema
Cecília S.
Enviado por Andréia Barros (SAC)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

TVs deverão ter audiodescrição para deficientes até 2011

As emissoras de televisão brasileiras, analógica e digital, terão de incluir até 1º de julho de 2011 em suas transmissões pelo menos duas horas semanais de programação com audiodescrição - modalidade de tradução que tem como objetivo ajudar pessoas com deficiência visual a entender melhor os programas exibidos. É o que diz nota divulgada nesta sexta-feira(02) pelo Ministério das Comunicações.
Segundo o consultor jurídico do ministério, Édio Azevedo, a medida busca incentivar a produção audiovisual que favoreça a inclusão social dessas pessoas, fortalecendo o direito universal à comunicação e à informação. "Nós estabelecemos um mínimo, mas a perspectiva é que as próprias emissoras desenvolvam uma cultura de produzir conteúdos (para deficientes visuais)", disse.
A meta do governo é que em dez anos todas as emissoras geradoras e retransmissoras de radiodifusão em sinal digital do Brasil exibam, no mínimo, 20 horas semanais de programas audiodescritos quase o dobro do que determina a legislação da Inglaterra, país referência em diversos aspectos de acessibilidade.
De acordo com Azevedo, no Brasil já existem casos de utilização de audiodescrição, não apenas em serviços de radiodifusão, mas também em filmes, peças teatrais e produtos audiovisuais, mas isso ainda não ocorre de forma sistemática e regular.
Fonte: TV Verdes Mares

Instalação de orelhões especiais para deficientes auditivos e melhorias nas vagas para deficientes

Em São Roque o vereador Rafael Marreiro pede instalação de orelhões especiais para deficientes auditivos e melhorias nas vagas para deficientes. Recentemente protocolou uma Indicação solicitando ao Executivo que busque junto à empresa de telefonia que atua na cidade, a implantação de telefones públicos para surdos em mais áreas da cidade. “O orelhão para surdos, permite a comunicação através de digitação de mensagens. A empresa de telefonia instala o aparelho ao lado de um orelhão comum. Para utilizar o telefone, o deficiente auditivo precisa apenas retirar o fone do gancho e encaixá-lo no orelhão especial. Este ato, permite que o deficiente auditivo digite e receba mensagens em um visor que fica no aparelho. Para que o sistema funcione, no entanto, é necessário que ambas as pessoas em comunicação estejam utilizando aparelhos especiais. Além de se comunicarem com os familiares e amigos da cidade, estes cidadãos poderão manter contato com pessoas em todo o país”, destaca o Vereador.
Vagas para Deficiente:
As vagas destinadas para deficientes físicos, melhoram em muito o acesso da pessoa ao veiculo, bem como auxilia no momento de estacionar o automóvel. Tendo mais espaço, ela pode se mexer com mais segurança e calma. Isso sem falar que na hora de manobrar o carro, o ato de tirar ou colocar o carro exige menos desgaste do motorista em questão.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Feliz dia do amigo!

Amigo é aquele que conhece os momentos dos erros e dos acertos e não faz disso a maior referencia da amizade;
Amigo é aquele que sabe qual a motivação da alegria e da tristeza do outro e procura ser natural para manter estável a emocionalidade alheia;
Amigo é aquele que deixa alguns pedidos à Deus pelos outros e não os faz só pra si;
Amigo é aquele que nunca deixa a personalidade, o credo, a paixão futebolística ou a tendência política, serem mais fortes do que o amor;
Amigo é aquele que sabe a hora do sim e do não e não teme a resposta do tempo, que pode afastar ou aproximar depois;
Amigo é aquele que vai ao velório com o sentimento sincero que nunca morrerá e não com a obrigação social, que nasce nestes momentos difíceis;
Amigo é aquele que não empresta dinheiro que também lhe falta, mas empresta solidariedade para acalmar os devedores;
Amigo é aquele que não puxa o saco, que não enche a bola, que não topa enganar o ego alheio. Simplesmente, respeita as conquistas do outro esorri feliz por isso;
Amigo é aquele que sabe que palavras rudes existem, que pessoas podemter raiva, que somos passíveis de cometer grosserias e equivocos, mas que sempre deixa a porta encostada para receber aqueles que o feriram;
Amigo é aquele que escreve mensagens sem precisar de datas especiais,que faz perguntas simples como: Você está bem? Posso ajudar em alguma coisa? Onde você colhe suas alegrias? Enfim, mostra que o rosto e o sorriso ainda tem espaço entre as telas e as redes sem fio. Amigo é aquele que guarda as virtudes representativas do outro e esqueceas imperfeições que nada afetam a amizade.
Feliz dia do amigo!!!
ENVIADO POR: PAULO ROBERTO CÂNDIDO

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Oficina no LEIA

LEIA

Lugar de Estudo Integração e Arte

Sob a direção de:
Andréa Aires
Conceição Weyne
Galeára Matos e
Zeza Weyne

Atendendo às solicitações dos participantes do XIV Encontro de Psicopedagog ia do Ceará...

O LEIA vem oferecer:

para quem não teve a oportunidade de participar do eventode outras oficinas que desejava ou que também querem dar continuidade ao estudo do assunto da oficina do encontro, a promoção de novas oficinas ainda no período das férias de julho.


OFICINAS:

Leitura e Escrita

Matemática

Jogos

Psicomotricidade

Evolução do Desenho

Testes Projetivos

Consciência Fonológica

Novas Tecnologias

Arte Educação ou Arte Terapia?

Contação de História

Para isso necessitamos que os interessados entrem em contato conosco até o dia 19 de julho, para que possamos formar as turmas e fazer o agendamento.

As oficinas serão realizadas numa carga horária de 10 horas/aulas, distribuídas à princípio numa das seguintes modalidades:

1. Sábado (24 ou 31 de julho), de 8 às 12 horas e de 13:30 às 16:30 horas;

2. Em um dia útil do período de 21 a 30 de julho, de 8 às 12 horas e de 13:30 às 16:30 horas;

3. Em três noites do período de 21 a 30 de julho, das 18 às 20:40 horas.

Para os participantes do XIV Encontro de Psicopedagogia do Ceará será feito preço de estudante.

Profissional: R$ 60,00

Estudantes: R$ 40,00

Contatos: 3261.0064 - Silvia
Andréa Aires: airesfono@hotmail.com
Zeza Weyne: mjweyne@yahoo.com.br
Enviado por Andréia Barros (SAC)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

2ª Edição - Senado aprova regulamentação da profissão de tradutor e intérprete de LIBRAS

Após ser aprovado na Câmara no final do ano passado, o projeto de lei que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi aprovado nesta quarta (7) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). Como a decisão da comissão foi terminativa, a matéria deve ser enviada à sanção do presidente da República.

Segundo os parlamentares que apoiam a iniciativa, como o senador Flávio Arns (PSDB-PR), a expectativa é que a regulamentação estimule a profissão e, como consequência, amplie a inclusão social das pessoas surdas.

Esse projeto tramitou no Senado como PLC 325/09 (na Câmara, tramitou como PL 4673/04).

Quando apresentou a proposta, em 2004, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) apontou o alto índice de evasão escolar dos surdos como um dos motivos de sua exclusão social. Ela afirmou que, em 2003, apenas 3,6% do total de surdos matriculados na educação básica do país conseguiram concluir essa etapa do ensino, o que, segundo a deputada, "comprova a exclusão escolar provocada pelas barreiras na comunicação entre alunos surdos e professores". Por isso, argumentou ela, o reconhecimento do profissional de Libras seria fundamental para que os surdos possam estudar, ter acesso a informações e integrar-se socialmente.

Requisitos

Para exercer a profissão, o projeto (que possui 10 artigos) exige uma das três formações a seguir:

- curso superior de tradução e interpretação com habilitação em Libras (língua portuguesa);

- nível médio, com formação em cursos (obtidos até 22 de dezembro de 2015) de educação profissional reconhecidos ou cursos de extensão universitária ou cursos de formação continuada;

- certificação de proficiência.

Em relação a esse último item, o texto prevê que a União terá de promover anualmente, até 22 de dezembro de 2015, exame nacional de proficiência em tradução e interpretação de Libras.

Em seu relatório sobre a matéria, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recomendou que o texto fosse aprovado da forma como veio da Câmara - o que acabou ocorrendo. Como a Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou o projeto em decisão terminativa, a matéria não terá de passar pelo Plenário do Senado e poderá ser enviada diretamente à sanção do presidente da República.

Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado

FONTE: http://www.abert.org.br:8080/abert/?q=node%2F56906
Enviado por Andréia Brros - SAC

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Magia da Comunicação


Havia um cego que pedia esmola em uma movimentada avenida.
Todos os dias passava por ele, de manhã e à noite, um publicitário que deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:“CEGO DE NASCIMENTO UMA ESMOLA POR FAVOR”!
Certa manhã o publicitári teve uma idéia, virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase.
À noite depois de um dia de trabalho perguntou ao cego como é que tinha sido seu dia.O cego respondeu, muito contente:
-Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. Todos os que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal o que é que o senhor escreveu no letreiro?
O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era:
“EM BREVE CHEGARÁ A PRIMAVERA E EU NÃO PODEREI VÊ-LA”.

Moral da história: as vezes não importa “o que” você diz, mas “como” você diz.
“Esta é a Magia da Comunicação”!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ajuda para idosos com deficiência visual

Minitelescópio pode ajudar idosos com um problema macular
A FDA (Fod and Drug Administration), agência do governo americano que regula o setor de alimentos e medicamentos, aprovou o lançamento de um minitelescópio que pode ajudar idosos com um problema comum da visão no envelhecimento, chamado degeneração macular, que causa a perda da visão central.

O aparelho lançado pela empresa VisionCare é indicado principalmente para pacientes de 75 anos ou mais com problemas de degeneração avançada. Nos EUA, este estágio já classifica o paciente como cego.O minitelescópio é menor que uma ervilha e deve ser implantado em um dos olhos deficientes. Nesse olho, o implante aumenta as imagens e as projeta na parte saudável da retina, melhorando a visão central. O outro olho acaba responsável pela percepção perifiérica e de detalhes.

Fonte: www.diariodopara.com.br

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Espanha, a dona da taça

A Copa na África do Sul chega ao seu final. A Espanha é a dona da taça. Como é encantador observar os conflitos futebolísticos entre as 32 Nações envolvidas no torneio. Nenhum atentado terrorista em campo, nenhuma jogada atômica em cima dos adversários, nenhum arsenal ou indumentária com tecnologias superiores, todas as seleções com direito ao mesmo número nos seus exércitos de combates desportivos, de nada valem os reis, as rainhas, os presidentes, os primeiros-ministros, os ditadores, os Bin Ladens, os Xás, os aiatolás ou qualquer outro dirigente de Nação, pois quem decide é o artilheiro em campo, o arqueirona baliza, o torcedor na arquibancada, o armador na meia-esquerda ou nameia-direita, o cara que cruza bolas na área do inimigo, o atleta que dáo tiro certeiro rumo às redes do exército opositor, enfim, os soldados da Pátria de chuteiras, como diria Nelson Rodrigues.
Ganhou a "Guerra" quem alistou os melhores em suas fileiras, quem teve maior capacidade estratégica para a vitória, quem deixou o Hino Nacional do seu País entrar pelos poros e correr pelas veias, como um verdadeiro e lícito doping, à gerar muita energia salutar para os combates. Enfim,venceu, quem aprendeu que suor, lágrimas, sangue, músculos, mentes, corações, humildade, garra, coletividade e outras marcas, são mais valiosas do que todas as marcas estampadas nos patrocínios dos uniformes e nas estruturas midiáticas que pretendiam vender produtos e não homens guerreiros, lutando por seu povo e por sua Pátria.
Final da Copa 2010.
A vencedora foi a "Fúria", não pela hediondez de suas atitudes, mas pelo furor de correr, atacar, defender seu território verde do gramado e vermelho do seu sangue, com jovens atletas vibrantes e que são capazes de receber seus súditos de toalhas, pois aquele banho que acaba de refrescar o corpo do guerreiro vencedor, é que é a verdadeira realeza daquele momento.
Que bom seria se os sentimentos inocentes de uma Copa do Mundo fizessemt odas as Nações respeitarem as vitórias e derrotas de cada povo, suas identidades, seus Hinos, suas Histórias e principalmente, seus direitos de desejarem estar no topo do mundo, empunhando a taça do vencedor.
Paulo Roberto Cândido (SAC)

sábado, 10 de julho de 2010

Dia Mundial da Saúde Ocular - 10 de Julho


Visão deve ser levada a sério
Com o objetivo de alertar para a importância da visão, a Organização Mundial da Saúde e a International Agency for Prevention of Blindeness marcaram 10 de julho como o Dia Mundial da Saúde Ocular, data que também faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Especialistas alertam que é preciso repensar a importância que se tem dado aos cuidados da visão. Aproximadamente 40 milhões de pessoas no mundo não enxergam e outras 136 milhões sofrem algum tipo de deficiência visual.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos 24,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, 70% são cegos ou possuem baixa visão. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia revela que 90% das vítimas de cegueira são de baixa renda, o que muitas vezes não significa apenas falta de recursos, mas sim de informação. O oftalmologista especialista em catarata, Celso Boianovsky, diz que para estar com a saúde ocular em dia é importante se consultar no mínimo uma vez por ano. “Para uma qualidade de vida e prevenção é necessário ir periodicamente ao oftalmologista, pelo menos uma vez por ano”, afirma. Ele conta que geralmente a população, acima dos 40, anos apresenta algum problema de vista por causa da vista cansada.
Contudo, se o problema for diagnosticado cedo pode ser normalizado, principalmente em se tratando de crianças entre 0 a 7 anos, época que o sistema nervoso ocular e cerebral têm boa plasticidade. “As crianças frequentemente têm problemas de vista e muitas vezes é difícil de diagnosticar, porque geralmente não reclamam de dores de cabeça e outras dificuldades, por isso a importância das consultas”, diz. “O ideal é comparecer periodicamente ao oftalmologista, mesmo se a pessoa não sentir sintomas da visão razoável, como dor de cabeça e cansaço. Existem doenças que são hereditárias, mas muitas são evolutivas, como a miopia. Um paciente pode ter uma boa visão durante o ano e no outro já apresentar alguma dificuldade”, enfatiza o oftalmologista.
O médico também alerta para as doenças mais graves como a catarata e o glaucoma, que se não tratadas podem levar a cegueira. Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença. “O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa, particularmente não tem sintomas e quando a pessoa percebe sua existência pode ser tarde de mais”, alerta. “A catarata também possui surgimento lento. Em 99% dos casos a doença surge após os 60 anos. Mas, se diagnosticada no período inicial possui excelente nível de tratamento seguro e eficaz”, explica Boianovsky.
Com deficiência visual desde os oito anos de idade, a estudante Daiane Cristina da Silva, 20 anos, conhece bem o problema. “Desde criança usava óculos para corrigir a miopia. O problema acabou, mas fiquei um tempo sem usar e o grau piorou, desenvolvendo outros problemas. Hoje, sofro de astigmatismo e hipermetropia. Só tiro os óculos para dormir e tomar banho. Tenho medo de ficar mais velha e o problema se agravar”, diz.

Doenças mais comuns:
Miopia - os olhos podem ver os objetos que estão perto, mas não é capaz de ver nitidamente os objetos que estão longe. A correção da miopia pode ser feita com uso de óculos, lentes de contato e em alguns casos cirurgias.
Hipermetropia - o contrário da miopia. Nesta situação o olho é geralmente menor que o normal. O plano horizontal ou a curvatura da córnea é muito pequena e a imagem se forma depois da retina. O paciente precisa utilizar lentes convergentes, também conhecidas como positivas, através de óculos ou lentes de contato.
Astigmatismo - é causado geralmente por irregularidade da córnea, e seu efeito é a distorção da imagem. O astigmatismo pode ser miópico ou hipermetropico (simples) ou misto. O miópico impede a visão nítida para longe e para perto e o hipermetropico é uma deficiência de visão que também ocorre em um dos meridianos.
Catarata - é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes, uso de medicamentos, entre outros. Tipicamente apresenta-se como embasamento visual progressivo. É realizada cirurgia para o tratamento.
Glaucoma - é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. O tratamento é feito através de medicamentos como colírios para diminuir a pressão ocular ou por meio de cirurgias.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Conheça Vanessa Vidal, modelo e deficiente auditiva « Programa Especial

Wanessa Vidal ex-Miss Ceará depois do lançamento do seu livro com a sua auto-biografia lança sua canditura nas próximas eleições de 2010 em Fortaleza.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cego vai dirigir

Pesquisadores anunciam teste com carro para cegos em 2011
Pesquisadores dos Estados Unidos anunciaram na última sexta-feira que irão testar no ano que vem o protótipo de um carro com recursos que permitem que ele seja dirigido por cegos de forma independente e segura.
O carro, um Ford Escape, foi criado pela Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês) em parceria com a Universidade Virginia Tech.
A NFB afirma que desenvolveu uma série de recursos não visuais que ajudam o motorista cego. Entre eles estão luvas vibratórias, que alertam sobre curvas;
sopros de ar comprimido no rosto do motorista, para sinalizar obstáculos que se aproximam; uma camiseta vibratória, para dar informações sobre velocidade;
e um volante com sinais de áudio, para orientar a direção.
Os pesquisadores afirmam que ainda poderá demorar anos até que um modelo de carro seguro para motoristas cegos esteja nas ruas, mas o protótipo já será mostrado na pista de corrida de Daytona, no Estado americano da Flórida, em janeiro de 2011.
"Esta demonstração vai desafiar estereótipos e mitos que impedem nossa total integração na sociedade, mostrando ao público que os cegos têm as mesmas capacidades de outras pessoas", disse o presidente da NFB, Marc Maurer, ao site de notícias sobre tecnologia TG Daily.
A equipe da NFB e da Universidade Virginia Tech já demonstrou um protótipo em 2009 de um buggy adaptado para cegos usado para andar em areia.
"O desafio não era o desenvolvimento de um veículo autônomo que pudesse levar uma pessoa cega para todos os lugares, mas a criação de interfaces não visuais que permitiriam a uma pessoa cega tomar decisões na direção", disse o diretor do Laboratório de Robótica e Mecanismos da Virginia Tech, Dennis Hong, ao TG Daily.
Fonte: BBC Brasil - 02/07/10
Enviado: Andréia Barros (SAC)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bahia sedia o 10º Encontro Nacional de Educação Matemática e Educação inclusiva é tema de encontro entre professores

10º Encontro Nacional de Educação Matemática

Com cerca de 4 mil inscritos, tem início às 8h do próximo dia 7 de julho, no Centro de Convenções da Bahia, o X Encontro Nacional de Educação Matemática. O evento reunirá professores da educação básica e da educação superior e estudantes de graduação e de pós-graduação de todos os estados brasileiros até o dia 9 de julho. Matemáticos consagrados que desenvolvem pesquisas em diversas universidades do país estão entre os 77 palestrantes convidados para enriquecer o encontro, durante o qual 1.240 trabalhos científicos devem ser apresentados.

Educação inclusiva

Educação inclusiva é o tema do encontro que reunirá cerca de 250 profissionais da Educação Especial, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, no dia 7 de julho. Promovido pela Secretaria da Educação da Bahia, o Encontro de profissionais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva acontecerá das 8 às 17 horas e promete oportunizar um debate importante sobre as competências e as ações da educação especial oferecida nas escolas públicas, por meio das salas de recursos multifuncionais, e nos centros e instituições que se dedicam a atender pessoas com deficiência no estado.
Confira o restante da matéria:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dia do Amigo - 05 de Julho

Dia do amigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do univeso. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, o dia do amigo é comemorado de maneira não oficial em 20 de julho.

Frases para o dia do Amigo

Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade.
Marquês de Maricá


Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade.
Provérbio popular

A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe.
Jean Cocteau


Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.
Francis Bacon


Os amigos têm tudo em comum, e a amizade é a igualdade.
Pitágoras


Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade.
Confúcio


Um Amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente.
Aristóteles

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Confúcio

Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
Mário Quintana

Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.
Amir Klink


Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
Sócrates


A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.
Francis Bacon

A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.
Carlos Drummond de Andrade


Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência.
Oscar Wilde


Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.
Provérbio chinês

O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.
Khalil Gibran

A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também.
Oscar Wilde

A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.
Enviado: Juliana Durand /(SAC)

domingo, 4 de julho de 2010

Refrão atualizado da música junina de 2010 da SAC

A música que compus tinha o seguinte refrão:
"Oxente, oxente não fomos para a Áfricamas a copa veio pra gente,
Oxente, oxente neste ano o Hexa é da gente"
Atualizando o refrão após sermos espremidos pela laranja ao invés de espremê-la, ficou assim:
"Oxente, oxente não fomos para a África nem a copa veio pra gente,
Oxente, oxente neste ano o Hexa ficou pra frente"
Nenhuma dificuldade para enfrentar a realidade de não ser hexacampeão em 2010. Diferentemente de muitos brasileiros e cronistas esportivos da imprensa Nacional, eu não posso condenar o trabalho do Dunga, nem ficar lembrando os defeitos da convocação do nosso selecionado verde-amarelo. Felipe Melo era conhecido do treinador que inclusive, teve a ficha mostrada e avisada.
Todos já esperavam uma expulsão anunciada deste atleta. Quem duvidava de a nossa zona de raciocínio não estava bem escalada? O Dunga não levou Ronaldinho Gaúcho, nem o Paulo Ganso, nem o Neimar, nem o Adriano. Sabia o que estava fazendo e sabia os riscos que estava assumindo com isso.
Portanto, a quem devo ouvir neste momento de derrota? O Dunga comandante do grupo que ele escolheu ou Falcão, Casagrande, Júnior, Neto ou outros jogadores que agora criticam o treinador?
Fico satisfeito com o capítulo final para nós nesta copa. Perdemos pelo fato de não sermos os melhores e termos ainda a ideia de que os jogadores brasileiros são os únicos com talentos futebolísticos.
Valeu Dunga, você perdeu com personalidade, como poderia ter vencido com personalidade. Só isso, tem mais valor do que um hexa cheio de utopias e lampejos de sorte.
Paulo Roberto Cândido

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sinais de trânsito poderão ter avisos sonoros para deficientes visuais

Rio de Janeiro (Agência Rio) - Atendendo às solicitações das entidades representativas de pessoas com deficiência, a CET-Rio pretende instalar dispositivos sonoros nos sinais de trânsito, que vão permitir ao deficiente visual perceber o momento em que o sinal estiver fechado. Para isso, o Diário Oficial do Município desta quinta-feira (1) traz aviso de convocação de empresas interessadas em demonstrar esses equipamentos.

Os testes começarão pelo Centro da cidade e nas proximidades de instituições ligadas a deficientes visuais. Os equipamentos deverão ter como características básicas a possibilidade de serem utilizados tanto em travessias de pedestres isoladas como em travessias com interseção veicular e ser compatível com qualquer tipo de controlador utilizado pela CET-Rio.

As empresas interessadas em demonstrar seus equipamentos terão, no máximo, 30 dias para entregar o manual completo do dispositivo ofertado. Após esse prazo, serão informadas sobre o local onde deverão instalar seus dispositivos para os testes.
Fonte: http://www.oreporter.com