quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Conclusão do 13º Curso de Formação de Professores

No período da tarde, aconteceu a cerimônia de formatura da XIII Turma de Formação de Professores na Área da Deficiência Visual, cujo Patrono foi o Dr. Francisco das Chagas Silva, Conselheiro da SAC. 15 novos concludentes receberam seus certificados e passaram a fazer parte do exército da inclusão e conforme falou a aluna Poliana Rodrigues, no seu agradecimento, As sementes que a SAC germinou, serão semeadas e colhidas na Capital e nas cidades do interior, que estavam representadas nos formandos que ali, selavam seus compromissos em prol da inserção educacional das pessoas com deficiências.

O primeiro dia da XIII Semana Social da Pessoa cega foi encerrado com a mostra dos talentos musicais de alunos e professores, que no espaço do cerimonial, se integraram com canções e notas musicais surgidas dos plangentes corações que entoavam os acordes da pacífica e respeitosa convivência entre todos que fazem o Instituto Hélio Góes.

De parabéns estamos todos nós Fortalezenses e por que não dizer cearenses, por estarmos celebrando mais um ano de vida, de uma Instituição que há 70 anos vem ensinando a ver o mundo.


No cerimonial do evento professora Conceição Lopes e Paulo Roberto Cândido.


O Patrono da Turma Dr. Francisco das Chagas Silva  e seu filho Charles a sua direita, Sra Josélia Almeida -Presidente da SAC e Sra Waneska Fernandes - Diretora do Instituto Hélio Góes





Os Formandos

Sra Josélia Almeida realizando um discurso emociante e homenagendo a todos os presidentes que lutaram pela causa do Deficiênte Visual.

Os padrinhos dos formandos

Os Formandos

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA
  MÉDICO VETERINÁRIO
                Membro da academia cearense de veterinária-cadeira 16
                FISCAL FEDERAL AGROPECUARIO DO MINISTERIO DA AGRICULTURA
Palavra do Patrono
MEUS SENHORES, MINHAS SENHORAS,
                HOJE É UM DIA BASTANTE DIFERENCIADO E ÍMPAR PARA A MINHA PESSOA, DADA A ESCOLHA HONROSA DE TER SIDO ESCOLHIDO PARA SER PATRONO DA TURMA DO 13º CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE DEFICIENCIA VISUAL. É MUITA EMOÇÃO E SENTIMENTO VISCERAL DE GRATIDÃO POR MINHA PARTE. AO MESMO TEMPO, EXALTO A ALEGRIA DE ESTAR TAMBÉM PARTICIPANDO DO ANIVERSÁRIO DOS 70 ANOS DA INSTITUIÇÃO – SAC – ENSINANDO A VER O MUNDO.
                AS MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS ESTÃO VOLTADAS PARA A PRESIDENTE DA SAC – MARIA JOSÉLIA SÁ E ALMEIDA QUE, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, VEM REALIZANDO COM EFICIENCIA A DIREÇÃO COMO PRESIDENTE DESTA SOCIEDADE CPM BASTANTE PROFISSIONALISMO, DEDICAÇÃO, CAPACIDADE, TRASPARÊNCIA E PROBIDADE, APESAR DAS INÚMERAS DIFICULDADES. NO ENTANTO, VEM CUMPRINDO, AO LONGO DE TODOS ESSE TEMPO, PROMOVER O RESPEITO, A CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E A DIGNIDADE ENTRE AS PESSOAS.
                INVOCO, AINDA, A PERMISSÃO PARA EXPLICITAR QUE PARA ENXERGAR CLARO BASTA MUDAR A DIREÇÃO DOS OLHOS. ESTA É A NOVA MANEIRA DE ENXERGAR O MUNDO. COM ESTE CONCEITO, REDESCOBRIMOS OS VALORES DO CORAÇÃO, POIS É COM O CORAÇÃO QUE SE VÊ CORRETAMENTE, O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS (ANTOINE SAINT – EXUPERY). FOI COM ESTA VISÃO, APRENDIZADO, MODO DE SER, AGIR, INTERAGIR, INICIAR, MANTER E PRESERVAR QUE O SAUDOSO E BRILHANTE PRESIDENTE DESTA SAC, DR. FRANCISCO WALDO DE ALMEIDA (IN MEMORIAM), INDEPENDENTE DAS INÚMERAS ATIVIDADES QUE SÃO PROMOVIDAS E EXECUTADAS PELA SAC, QUE ESTÃO COMTEPLADAS ANO A ANO NOS SEUS RELATÓRIOS DE ATIVIDADES ANUAIS, DESLUMBROU COMO VISÃO DE FUTURO A NECESSIDADE DE SER CRIADO O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA VISUAL, QUE SE ENCONTRA EM PLENA ASCENSÃO CUJA 1º TURMA TEVE COMO PATRONO O PRÓPRIO DR. WALDO, CRIADOR DO CURSO EM REFERÊNCIA. HOJE, TENHO O PRIVILÉGIO, A HONRA E A GRATIDÃO POR TER SIDO ESCOLHIDO PARA SER PATRONO DA 13º TURMA.
                MEUS SENHORES, MINHAS SENHORAS, NO CONCEITO HOLÍSTICO DE SER, DE TER E SERVIR, ESTES NOVOS FORMANDOS ESTÃO APTOS A FAZEREM PARTE DE UM SELETO GRUPO QUE COMPÕE O COMPLEXO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DAS PESSOAS COM DIFICIÊNCIA VISUAL.
                NO ENTANTO, CAROS FORMANDOS, ESTE É APENAS UM PONTO DE PARTIDA E CERTAMENTE TODOS VOCÊS TÊM A DISPOSIÇÃO SUFICIENTE PARA ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS, EM BUSCA DO CONHECIMENTO E SUA RESPECTIVA GESTÃO, DENTRO DO CONTEXTO DE MELHORIA CONTÍNUA, PARA CADA VEZ MAIS CRISTALIZAR E POTENCIALIZAR A EXCELÊNCIA PROFISSINAL.
                DESEJO A TODOS PLENO SUCESSO PROFISSIONAL E QUE O “GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO” (DEUS) OS PROTEJA E MAGNIFIQUE CADA VEZ MAIS TODOS VOCÊS.
           
                OBRIGADO !!!!


Sra Waneska Fernandes realizando uma homenagem a todos os formandos.

Formandos juntamente com seus padrinhos recebendo o certificado do Patrono da Turma.

Formandas recebendo o certificado pelas mãos da Sra Joselia Almeida

Waneska Fernandes entregando o certificado do curso aos formadas.



Os Formandos do 13º Curso juntamente com o Patrono da  turma.

Os Formandos do 13º Curso juntamente com o Patrono da turma, Sra Josélia Almeida e a Sra Waneska Fernandes .

A Formanda Clarisse realizando o juramento da turma.

                                                                               Juramento
Juro diante de Deus e de todas aqui presentes, que aplicarei com  dedicação, todos os métodos, técnicas e condutas éticas que aprendi no XIII Curso de Formação de Professores na Área da D.V. promovido pela SAC, para que meu trabalho perante a inclusão educacional das pessoas com deficiências visuais, possa contribuir com o engrandecimento pessoal e social daqueles que servirei com minhas novas habilitações auferidas  nessa formatura.


A formanda Poliana realizando o Agradecimento em nome da turma

Agradecimento
         Gostaria de iniciar esta minha fala, relatando o dia 12/03/201, o primeiro dia do nosso curso, onde 15 aluno abdicaram de seus sábados, vieram a está instituição em busca de novos conhecimentos, novas oportunidades, novas atitudes, novas idéias...
         Chegamos aqui inexperiente, com certa resistência, muitos achando que trabalhar com deficiência visual, era despertar aquele sentimento de piedade, aquela sensação de querer fazer tudo por eles, criar aquela bolha ou mesmo um mundo que girasse em torno deles. Mas que descoberta! Eles são altamente produtivos, aptos para viver com autonomia e independência. Sim, hoje podemos afirmar essas nossas descobertas com absoluta certeza, pois experimentamos a vivência do dia-a-dia dos nossos alunos com deficiência visual, e, sentimos na pele o que é ver por outros sentidos. Ás vezes batia aquele desespero, aquela angústia, dava vontade de tirar aquela venda, e vencer logo aquele obstáculo ou dificuldade, mas e o nosso aluno, como teremos coragem de ensiná-los, se no primeiro sentimento de impotência ou desespero desistimos, tiramos aquela venda? É, aprendemos muito aqui! Foram sábados inesquecíveis, alegres, de camaradagens, de molecagens, de emoções, de visitas, de risos, de choros, a emoção foi sentida á flor da pele, a cada aprendizagem, a cada superação. Mas principalmente sábados de aprendizagem e superação. Tínhamos bastante, dificuldades, mas olhávamos para o lado e concluíamos que todos tinham o mesmo cansaço, uns tinham distâncias maiores que a nossa, financeira, desanimo doenças, porém esses motivos só fortificaram a nossa vontade de concluímos esse curso. Obrigada queridas famílias presentes ou ausentes, pois vocês foram a base que proporcionaram esse dia. Obrigada gestores pela parceria e todo esforço que oportunizaram nos nossos estudos, trabalhos e o nosso desafio maior: O ESTÁGIO, que foi tão difícil, mas tão prazeroso.

         Agradeço em nome de todos os concludentes ao Instituto Hélio Góes, que é uma instituição formada por profissionais do mais alto gabarito. Ao porteiro que nos atendia sempre de forma tão cordial e incansável, aos serviços gerais e secretaria que proporcionavam um ambiente agradável para nossas aulas, aos funcionários da clínica, aos alunos da SAC, queremos lhes parabenizar por serem exemplos vivos de trabalho e afetividade, que levaremos gravados em nossos corações para enriquecer nossos trabalhos com os futuros alunos.
         Especialmente, obrigada a gestão e equipe multidisciplinar e professores do Instituto Hélio Góes, vocês poderão ter a certeza do dever cumprido. Em nome da XIII turma de formação de professores na área da deficiência visual, podemos afirmar que a semente dessa instituição está germinando em cada local onde esses certificados irão se dirigir: Fortaleza, Marco, Maracanaú ou Pindoretama, pois aqui tivemos oportunidade de engrandecer nossa jornada educacional e transmitir para nossos alunos em geral o sentimento de que elas são capazes de abrir seus caminhos e que não existe limites para o sonho. A palavra mágica que aprendemos e vivemos neste curso e que vamos divulgar é superação, não é utopia, é luta é garra.   


Professora Elizangela Magalhães  representando todos os profissionais(professores) do Curso Formação.

Apresentação: SAC DANÇAS







 Parabéns a todos os Formandos e a Sociedade de Assistência aos Cegos por mais uma conquista.


2 comentários:

  1. Foi uma cerimonia lindissima,tive a grata satisfação de participar desse dia.Parabéns Instituto Hélio Góes, e que venham + 70 anos pois vcs são singulares aqui no Ceará.

    ResponderExcluir
  2. -Nesse 70 anos a sac trouce para nos momentos de alegria e apredezado...
    A sac é uma escola que nos tras grades momentos felezes e oportunidade...
    EQUIPE AMARELA 7°ANO

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com