terça-feira, 17 de abril de 2012

SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


O Governo do Estado do Ceará por meio Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Especial de Politicas Públicas Para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, o Gabinete da Primeira Dama, a Secretaria de Educação e o Conselho Estadual de Educação,promove dia 18 de Abril de 2012 um amplo debate sobre EducaçãoInclusiva.


A concepção do Seminário está fundamentada na legislação vigente e suasrepercussões sobre a prática institucional na área da Educação Especial,seja pelo sistema público de ensino seja pelas instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos.


O Seminário de Estadual de Educação Inclusiva, se realiza num momento oportuno em que persistem posicionamentos antagônicos em todo o Paíssobre legislação, teoria e prática da Educação Especial sendo, portanto,nossa missão articular saberes sobre o tema em pauta com o intuito deproporcionar espaços para o debate, e encaminhamento de propostas sobrequestões relacionadas ao tema.

O evento oportuniza ainda sensibilizar Prefeituras Municipais para a ADESÃO e RENOVAÇÃO ao Programa BPC-ESCOLA. Como ação do Plano Viver Sem Limite, a assinatura do Termo de Adesão pelos Prefeitos Municipais viabiliza o financiamento para aquisição de transporte escolaracessível, sala de recursos multifuncionais, capacitação de professorese reforma das unidades escolares.

Local : Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes do EdifícioDeputado José Euclides Ferreira Gomes / Assembleia Legislativa doCeará
Data : 18/04/2012


Programação:


08:00h - Café de Boas-vindas
08:30h - Abertura

08:45h - Palestra: Marcos Legais da Política de Educação Especial naPerspectiva da Educação Inclusiva. Decreto nº 7.611/2011 e NotaTécnica nº 62/2011
Palestrante: Cláudia Grabois Ministério da Educação (MEC)

09:45h ~ 10:15h - Debate

10:15h - Palestra: Os Desafios para a Implementação da EducaçãoInclusiva no Ceará (Financiamentos, Capacitação de Professores,Tecnologia Assistiva, Relação entre Escolas Públicas do Ensino Regular eEntidades Filantrópicas que executam o Atendimento Educacional Especializado – AEE; Apresentação da Resolução nº 436/2012 do ConselhoEstadual de Educação)

Palestrantes: Selene Penaforte Conselho Estadual de Educação
Nohemy Rezende Ibanez Secretaria de Educação

12:00h ~ 12:30h - Debate

12:30h - Almoço

14:00h - Palestra: Plano Viver Sem Limite / Programa BPC na Escola
Palestrante: Ana Paula Crosara de Resende, Representante da Presidênciada República / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoacom Deficiência
Evania Maria Oliveira Severiano (INSS)
Márcia Maria Medeiros Dutra (STDS)

15:00h ~ 15:30h - Debate

15:30h ~ 17:00h - Avaliação do Seminário

17:00h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com