sexta-feira, 13 de abril de 2012







CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO DR. WALDEMAR ALCÂNTARA


JOSÉ WALDEMAR DE ALCÂNTARA E SILVA






Dr. Waldemar de Alcântara

Iniciou os estudos em sua cidade natal. Em Fortaleza, matriculou-se no Liceu do Ceará e concluiu o curso ginasial no Colégio São João. Formou-se em Medicina pela Faculdade da Bahia, em 1938. Em 1939, fez o curso de Sanitarista, sendo em seguida nomeado Chefe do Posto de Higiene de Fortaleza; Chefe do Serviço de Epidemiologia do referido Centro e Diretor do Departamento Estadual de Saúde. Exerceu o cargo de Presidente do Centro Médico Cearense em 1945 e de Diretor da Policlínica Geral de Fortaleza.Eleito Deputado Estadual Constituinte em 1946, integrou a Comissão de Saúde Pública e Assistência Social, da qual foi Presidente. Reeleito em 1950 para o Legislativo Estadual, obtendo a maior soma de votos da legenda, quando foi escolhido Líder da Bancada do Partido Social Democrático (PSD), na Assembléia. Eleito Deputado Federal em 1954, pelo PSD, exerceu por muitos anos a Vice-Presidência da Seção do Ceará do referido partido.Com a extinção dos partidos políticos em 1964, integrou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), da qual foi Vice-Presidente do Diretório Estadual. Senador da República no período de 1968 a 1974, nessa qualidade, ocupou a Presidência das Comissões de Segurança Nacional e de Assuntos Regionais. Integrou ainda a Comissão de Saúde. Eleito Vice-Governador do Estado pela Assembléia Legislativa, tomou posse em 15/03/1975. Com a renúncia do Governador Adauto Bezerra, assumiu em 28/02/1978 como Governador do Estado, permanecendo até 15/03/1979.

Também ocupou outros importantes cargos como:

• Secretário de Saúde nos Governos Raul Barbosa e Virgílio Távora.
• Diretor da Faculdade de Medicina do Ceará, por dois períodos consecutivos, 1957 a 1963.
• Diretor do Instituto de Medicina Preventiva.
• Presidente do Conselho de Contas dos Municípios, de 1965 a 1698.
• Diretor do Banco do Nordeste do Brasil.
• Fundador e Presidente do Instituto do Câncer do Ceará.
• Superintendente da Campanha Nacional de Tuberculose.
• Diretor do Sanatório de Maracanaú.
• Presidente da Sociedade Cearense de Cardiologia.
• Presidente da Academia Cearense de Medicina.
Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos de 1961 a 1964.



Assembleia homenageia hoje centenário de Waldemar Alcântara


A Assembleia Legislativa do Ceará realiza quarta-feira (11) sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do ex-senador e ex-governador do Ceará, Waldemar Alcântara.


Também está programado o lançamento oficial e a obliteração do selo postal alusivo à data, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.


Na quinta-feira (12) foi celebrada Missa em ação de graças na Capela Profeta S. João Batista, no Lar Amigos de Jesus, da rua Ildefonso Albano 3052, Joaquim Távora.


Na sexta-feira (13) a homenagem acontecerá através de Sessão Especial do Senado Federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com