segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Equipamento facilita leitura em Braile - Tablet Braile

O professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Anaxágoras Maia Girão que é coordenador geral do Projeto Portáctil, juntamente com alunos do Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação e o responsável pela Empresa Incubada AED Tecnologia, professor Elias Teodoro Junior, estiveram hoje (07/11) na Sociedade de Asistência aos Cegos para demonstração do equipamento denominado Portáctil.
Este equipamento é capaz de permitir aos deficientes visuais a leitura de documentos impresso ou digitalizados, bem como a escrita de documentos, utilizando uma ou mais células braile.

O Projeto Portáctil está sendo financiado pelo MEC e deverá ser disponibilizado no mercado por um custo acessível, após a licitação que escolherá a empresa que ficará responsável pela fabricação em série do equipamento, que também terá função de sintetização de voz, permitindo a leitura aos que não dominam a linguagem braile.

De acordo com o professor Elias Teodoro Júnior, integrante da equipe que desenvolve o projeto, o processo é construído da seguinte maneira: a imagem impressa é capturada pela camera do tablet com ajuda de um software. Em seguida, é usado um OCR (Optical Character Recognition) para obter o texto a partir da imagem. Finalmente, o texto é enviado para a célula braile, dando ao usuário total controle de navegação sobre o texto exibido nessa modalidade de linguagem. Elias Teodoro ainda lembra que o equipamento se comunica com o tablet via bluetooth, o que permite que, na ausência do tablet, possa ser usado num celular do tipo smartphone . De acordo com o professor, a iniciativa tem como objetivo assegurar a inclusão de deficientes visuais na modernidade da educação.

Atualmente, temos pouca literatura em braile e a um custo muito alto. Esse equipamento possibilitará a leitura de qualquer documento, aumentando significativamente as possibilidades para essas pessoas.

Outra vantagem é a possibilidade de armazenar várias obras em equipamentos pequenos e portáteis como o tablet e o celular. O Projeto Portáctil, que já tem patente depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), estará totalmente concluído em dezembro
e, como se trata de uma pesquisa encomendada pelo MEC, a partir do próximo ano, o ministério poderá contratar empresas fabricantes para comercializar o equipamento.

Os alunos Lucas Lima e Thayná Viana, além da funcionária da Imprensa Braille Carlizeth da Silva e o professor de informática da SAC avaliaram a tecnologia e ofereceram novas informações para o aprimoramento do Projeto.
Foi um momento enriquecedor, com muitas trocas entre a tecnologia e a pedagogia no ensino das pessoas com deficiências visuais. São muito importantes estas experiências envolvendo pesquisadores com professores e clientela, para que o desenvolvimento de produtos com tecnologia acessível possa alcançar seus reais objetivos. Durante a apresentação e apreciação do Sistema Portáctil, uma equipe da RTV produziu uma reportagem para o telejornal Nacional da Emissora que vai ao ar à partir das 20hs no horário de Fortaleza.

Paulo Roberto Cândido de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com