terça-feira, 18 de outubro de 2011

O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PADRE ARQUIMEDES BRUNO

PADRE ARQUIMEDES BRUNO

Nascido em Fortaleza-Ce aos 15 de Outubro de 1911, dia dedicado aos professores, o padre Arquimedes Bruno, grande Mestre, lúcido em suas atividades políticas e solidárias e homem de visão exponencial, escreveu em sua história existencial que se cumpriu até o dia 12 de Dezembro de 2002, vários capítulos dedicados à Evangelização, à conscientização social e ao fortalecimento da educação que constrói os cidadãos ricos em conhecimentos e ética moralizante.
Dotado de inteligência acima da média e com grande capacidade de comunicação, o Padre Arquimedes Bruno sempre concatenou de maneira coerente e vibrante, todas as forças do seu pensamento, das suas atitudes e dos seus sentimentos, para implementar mudanças nas almas,
nas cidades e no mundo, de forma a arrebanhar fiéis, companheiros de ideais e sagazes guerreiros providos de mansuetude e energia transformadora nassuas lutas em prol dos semelhantes.
Ele se destacou no sacerdócio, na pedagogia, na assistência social, na boa política e nos grandes exemplos de amor e fraternidade ao próximo. Em seus noventa e um anos de vida foi animado pela garra espiritual e pujança orgânica, numa associação genética equilibrada entre o homem de Fé e o ser social atuante.
Não poderíamos deixar de registrar neste 15 de Outubro de 2011, data em que celebramos o centenário de nascimento do Padre Arquimedes Bruno, toda a nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado em prol das pessoas com deficiências visuais de nosso Estado. Ele, juntamente com outros abnegados e solidários cidadãos, ajudaram a construir a Sociedade de Assistência aos Cegos, inclusive, sendo o primeiro presidente da Instituição, de 1942 à 1946.
Além de nos honrar com seu nome na galeria dos presidentes da SAC, Padre Arquimedes Bruno também faz parte da nossa galeria de Patronos da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos-ALASAC.
O grande professor, sacerdote, homem com responsabilidade social é o modelo a ser seguido pelos jovens e adultos que integram a ALASAC e o Instituto Hélio Góes, duas células culturais e educacionais da SSAC que trabalham para iluminar os caminhos dos que não veem e dos que veem e não enxergam.
Tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente o Padre Arquimedes Bruno, quando da sua visita à Sociedade de Assistência aos Cegos em Outubro de 1997. Naquela ocasião, fiz um discurso em nome de todos os alunos e assistidos da Entidade. Creio que consegui manifestar o sentimento da comunidade, pois, ao retornar ao meu assento na plateia, recebi do Senhor que estava sentado atrás de minha cadeira, o seguinte comentário. "Parabéns, seu discurso foi digno do nosso primeiro presidente".
Para comemorarmos o centenário de nascimento do Padre Arquimedes Bruno, releiamos a frase cunhada por mim e que representa o valor daqueles que fazem a sua parte, para que a Luz se manifeste em todos os recantos da humanidade:

"A Força de uma grande obra nasce na coragem de homens que sonharam e no despertar daqueles que os seguiram" .


Paulo Roberto Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com