quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Você sabe proteger a saúde dos seus olhos?

Dia Mundial da Visão ajuda a lembrar como cuidar da vista.

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Visão, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde para conscientizar as pessoas da importância de cuidar bem desse sentido. Proteger os olhos parece tarefa fácil, mas, durante a correria do dia a dia, passamos por várias situações que podem aumentar as chances de problemas na vista. O segredo é saber evitá-las. Os médicos brasileiros são referência mundial quando se trata de saúde ocular. Mesmo assim, a melhor maneira de manter os olhos saudáveis é tomando atitudes de prevenção, explica oftalmologista Virgílio Centurion, especialista do Minha Vida.

Por isso, é importante ficar atento a alguns hábitos que podem prejudicar a saúde dos olhos e causar problemas de visão. Tire as dúvidas e siga as dicas:



  • Usar óculos escuros: Usar óculos escuros é mais do que uma questão de estilo ou vaidade, é uma questão de saúde. Os óculos de sol devem proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina.


  • Não Esfregue os olhos, pode prejudicar a visão: coçar os olhos com muita frequência e intensidade pode irritar os olhos e, em casos mais graves, pode até alterar a anatomia da córnea, aumentando as chances de problemas de visão.


  • As alergias nos olhos são mais comuns em que época do ano? Diferente do que acontece em muitos países, as estações do ano não influenciam muito na frequência de alergia nos olhos. Em outros países, o pólen é um grande fator causador de alergias. No Brasil, os principais são a poluição e os ácaros, que atacam durante o ano todo.


  • O uso de colírios: O uso de medicamentos sem prescrição médica é um sério problema e os colírios não ficam de fora dessa regra. O perigo dessa prática para a visão é grande. Muitas vezes, os remédios não prescritos por um oftalmologista causam novas doenças, mascaram os sintomas da real moléstia ou, ainda, não têm efeito nenhum, fazendo com que o incômodo e o mal estar do paciente persistam.


  • A dor de cabeça pode ser um sinal de problemas de visão? Pessoas que têm miopia ou hipermetropia, mas que ainda não usam óculos, podem apresentar dores de cabeça no final do dia. Os músculos dos olhos conseguem compensar pequenos graus, mas, no final do dia, tanto esforço pode causar dor de cabeça.


  • É comum sentir enjoo após começar a usar óculos? De acordo com a especialista, pacientes que passaram muito tempo convivendo com problemas de visão, como miopia e hipermetropia, podem estranhar o uso dos óculos nos primeiros dias.


  • Ficar muito tempo na frente da tela de computador: De acordo com um estudo do National Institute of Occupational Health and Safety, nos Estados Unidos, 90% dos trabalhadores que passam mais de três horas por dia diante da tela do computador acabam tendo problemas de ressecamento dos olhos.


  • Os problemas nos olhos são hereditários? Tanto a catarata (envelhecimento do cristalino) quanto o glaucoma (degeneração das células da retina), podem ser considerados hereditários. Por esse motivo, pessoas que tenham casos dessas doenças na família devem consultar um oftalmologista anualmente a partir dos 40 anos de idade.


  • Alguns alimentos ajudam a proteger a visão? Não existe nenhum alimento que prejudique diretamente a visão, mas há alguns nutrientes, como vitamina A, vitamina E e ômega 3, que mantêm a saúde dos olhos em dia.


  • O diabetes aumenta as chances de problemas nos olhos? Como a falta de fluxo sanguíneo nos olhos pode aumentar as chances de catarata, pessoas com diabetes estão mais sujeitas a esse problema. O sangue do diabético é mais denso, mais viscoso, dificultando sua passagem por vasos sanguíneos muito finos, como é o caso dos vasos capilares dos olhos.


  • Assistir televisão no escuro: Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado no cinema, mas, no dia a dia, pode ser prejudicial à visão. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente, podendo deixar a vista cansada. Deve-se iluminar a sala de maneira pouco intensa, de preferência de maneira lateral à tela e ao espectador.


  • E por último, consulte o seu oftalmologista regurlamente.

Fonte: www.minhavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com