sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O PALHAÇO E O PROMOTOR

Por Paulo Roberto Cândido

Em uma República chamada Brasil, o palhaço Tiririca sobe ao picadeiro para mais um número circense. Desta vez, a apresentação envolve leitura e escrita no maravilhoso mundo do analfabetismo.
Na plateia, dentre milhões de eleitores, a promotoria, ávida por comprovar a destreza do palhaço com a nossa Língua Portuguesa. Mas quem é o principal personagem desta cena? O Tiririca ou seu criador? Quem está no foco da apresentação? O palhaço ou o homem sem fantasia? Quem precisa ser bom com as letras? o Palhaço ou o FRANCISCO Everardo?
O que se sabe é que o Promotor está com os olhos atentos às habilidades do Palhaço, adquiridas não na escola do Circo, mas nos bancos escolares da vida pregressa do artista.
Tiririca tem nas mãos um jornal que precisa ler. Na manchete principal está escrito: Estado mais rico do Brasil elege um Palhaço como o Deputado Federal mais votado do País. Ele começa o show: Abestado, ei tu aí abestado, você me elegeuuuuu!!!
Lá no Congresso, quando perguntarem quem é o cantor? Eu digo sou eu e só sei cantar Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me ama, mas pra Câmara tu me conduz...
E assim vai fazendo o seu número, até que o Promotor começa a gritar lá do seu assento:
Leia!, Leia!, Leia!, Leia o que está escritono jornal.
Tiririca, então, com a cara de abestado olha para o Promotor e pergunta: O Senhor quer que eu leia de trás pra frente, de baixo pra cima, de cabeça para baixo ou com os olhos fechados?
De repente,ouviu-se uma voz cavernosa, saída sabe-se lá de onde que disse: "Mas que cretinice, perguntar se um cara com um milhão de votos sabe ler, isso é preconceito só por que ele é Nordestino, onde já se viu se precisar saber ler e escrever pra ganhar milhões de votos no Brasil? Eu que odiga, ora pois..."
Tiririca, para não perder o tempo da piada, mandou ver:
" ôh home Santo esse que falou. Num precisa ler nem escrever na urna, é só contar: aperta esse botão uma vez, aquele duas, aquele outro mais duas vezes e pronto, mais um Palhaço eleito!!"
A Plateia em delírio começou a gritar: Tiririca, Tiririca, Tiririca pior do que tá num fica!
Só restou ao Promotor levar o caso às barras da Justiça.
O Circo tá pegando fogo, o Palhaço vai ser ou não empossado? Ele saberá ler e escrever? Sabe assinar? Eis questões que muito interessam aos bichos, pois quantos macacos, bodes, jumentos, rinocerontes e outros amigos quadrúpedes, foram eleitos com milhões de votos, mas não foram empossados por não saberem ler e escrever.
Quem sabe, a partir de agora, teremos uma grande renovação no Congresso: Em 2014 para Deputado Federal: vote Macaco Simão, no que é seu ninguém mete a mão ou então, Vote na Galinha Chica, o terreiro mais sujo não fica...
Enquanto isso, na sala de Justiça, ouve-se o Hit do momento:
"Florentina, Florentina, Florentina de Jesus
Não sei se tu me ama, mass pra Câmara tu me conduz..."
Queira Deus, que os homens Públicos do meu Brasil saibam ler o pensamento dos eleitores que sonham com um País de homems sérios.
"Uma Nação se constrói com homens e livros"

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O PALHAÇO E O PROMOTOR é uma realidade chocante para alguns brasileiros. Brasileiros que trabalham e lutam pelo crescimento da Educação em nosso país.
    Nós cearenses nos orgulhamos de termos os maiores humoristas do país. Agora teremos que engolir goela abaixo toda essa palhaçada que foi a canditatura do Palhaço Tiririca.
    As pessoas estão perdendo a noção de uma palavra chamada SERIEDADE.
    Não estão lembrando que rir e fazer rir não faz mal a ninguém, mas tudo no devido lugar. Será que a nossa Câmara de Deputados vai ter que se tornar um circo?
    Acho um desrespeito a homens e mulheres que trabalham na EDUCAÇÃO em nosso país.

    ResponderExcluir
  3. LUIS ANTONIO DOS SANTOS18 de novembro de 2010 às 07:58

    SHOW!!!! SEU COMENTARIO EXPLANOU O QUE MUITA GENTE PENSA MAS FICA CALADO, EMBORA SAIBAMOS QUE OUTROS PALHAÇOS JA EXISTEM NO PLANALTO SO NAO TEM NA PROFISSAO O DOM DE FAZER RIR.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com